Como já referi em artigos anteriores, sou um acérrimo defensor do movimento associativo e das suas sinergias locais.
Hoje quero realçar o trabalho desenvolvido pelo Clube Caçadores do Concelho de Alvaiázere (CCCA).
Clube com mais de 30 anos de existência visa sobretudo aproveitar e desenvolver as potencialidades cinegéticas do Concelho de Alvaiázere e nos últimos anos a desenvolver também modalidades de tiro nas vertentes de arma de fogo e de besta.
No passado dia 20 o CCCA organizou mais uma montaria aos javalis e tenho de confessar que fiquei surpreendido com o que vi. Organização, envolvimento, caçadores e acompanhantes satisfeitos bem como todos agentes envolvidos, animação, alegria entre todos os participantes, etc.
Devo dizer também que esta jornada de caça trouxe a Alvaiázere, pessoas dos mais variados locais de Portugal, de Norte a Sul literalmente. Eu mesmo falei com monteiros de Famalicão, do Seixal e do Alentejo. Caçadores estes que ficaram alojados em Alvaiázere, fizeram as suas refeições em Alvaiázere, tendo para isso deixado no nosso comércio centenas de euros. E é aí que destaco este tipo de iniciativas pois dão a conhecer o que de melhor temos a pessoas que depois deixam cá o seu dinheiro, ajudando (e de que maneira) a economia local.
A opinião deles todos era unanime. A montaria de Alvaiázere é das melhores a que vão neste tipo de prova e isso, como Alvaiazerense, deixou-me cheio de orgulho.
Mas a dinâmica do CCCA não se fica só pela organização da montaria. Já em Junho próximo na FAFIPA (desculpem mas para mim será sempre a FAFIPA) irá organizar uma prova de caça que penso chamar-se prova de Stº Humberto e que irá trazer a Alvaiázere mais de 100 participantes e destes alguns vêem do estrangeiro, estando já as unidades de alojamento no nosso Concelho a receber reservas para os participantes desta prova. Um exemplo.
Está pois de parabéns o CCCA a quem endereço as maiores felicidades na pessoa do seu Presidente e meu grande Amigo Luís Guerreiro.