A única reforma eficaz que o governo PC/PP conseguiu fazer na Administração Pública durante os quatro anos do seu mandato, foi cortar nos vencimentos, nas reformas e pensões e instigar os empregados do privado contra os funcionários públicos. Coisa que para qualquer um não seria tarefa difícil, sabendo-se que os funcionários públicos são a cara da Administração e esta não tem grande simpatia na população. E a razão é porque têm de cumprir e dar a cara por todas as asneiras que os governos fazem. Todos sabemos que quando nos atacam geralmente reagimos contra o que temos à mão e neste caso os funcionários públicos é que são os maus da fita. Na minha opinião uma reacção errada e seria bom que o privado pensasse um pouco antes de acusar ou reagir. Senão vejamos:
A média dos vencimentos do público é superior à do privado. É de admirar? Qual a percentagem que professores de todos os graus de ensino, médicos, juízes, magistrados, peritos em fiscalidade, técnicos superiores do Estado, todos eles com cursos universitários, têm no número de funcionários? Qual a percentagem que empregados do comércio, da indústria, da construção civil, da agricultura, empregados administrativos têm no número do privado? Seria justo e plausível que aqueles tivessem o mesmo nível salarial destes? E quantos empregados no privado recebem parte do vencimento por baixo da mesa, ajudando assim os patrões a fugir às suas obrigações sociais? As reformas do público são superiores às do privado? Razões? A principal é que os funcionários públicos descontam na totalidade por vencimentos reais e os empregados do privado, em grande escala, por ordenados fictícios.
Outro ponto de discórdia, a ADSE. Os privados têm-na como uma regalia do público. A ADSE é obrigatória e não é mais que um seguro de doença que a Administração criou para os seus trabalhadores, donde tem tirado grandes lucros, e para a qual o trabalhador desconta 3,5% do vencimento ou reforma ilíquidos. Procure o privado fazer um seguro igual e depois comparem se estão melhor ou pior servidos.
Horário de trabalho semanal. Fisicamente o esforço do privado será mais pesado. E relativamente ao intelecto, ao stress, ao sistema nervoso? Trabalhadores do privado!… Lutem pelos seus direitos e não pelo retirar os direitos adquiridos dos outros… e assim terão a ajuda de todos. E tenham a certeza que os vencimentos dos quadros do privado, são muito superiores aos do público.