É fácil falarmos de pessoas. É mais fácil ainda falarmos de pessoas boas. Que de um modo ou de outro marcaram uma geração, uma terra, uma vida.
Falar da Drª Hermínia é um exercício tão simples mas que se torna complicado nestas curtas linhas, pois é pouco o espaço para tão grande legado.
Mas começando. Maria Hermínia Paisana Granja Aparício nasce a 2 de agosto de 1945, na localidade de Amêndoa, Concelhio de Mação. Aí, completa todas as etapas de ensino até entrar na Faculdade de Medicina de Lisboa onde se licencia com distinção em Medicina e Cirurgia.
Entretanto, casa com José Maria Aparício de quem tem 2 filhos, Pedro e Patrícia e quer o destino que na prestação de medicina à periferia, seja colocada em Alvaiázere onde é colocado também como veterinário Municipal o seu marido. Cedo se apaixonam por esta terra e adotam Alvaiázere como a sua Terra. Um caso raro de “Amor” por Alvaiázere que se prolonga até aos dias de hoje, marcado por vários capítulos e exemplos de dedicação à nossa terra.
Especializa-se em Genecologia e Obstetrícia pela Universidade de Coimbra, vindo posteriormente a estabelecer-se no Hospital de Leiria, onde desempenha exemplarmente e distintivamente a sua profissão.
Católica praticante, vê na caridade e ajuda aos mais necessitados o seu modo de vida, nunca negando ajuda aos que mais precisam, seja na sua especialidade seja noutro tipo de necessidade.
Exemplar cidadã e profissional, viu muitos de nós nascer, ou os nossos filhos como é o meu caso. Agradeço-lhe por isso e não só Drª Hermínia. Acompanhou os meus maiores tesouros e garantiu-lhes tudo o que era necessário para os seus primeiros dias de vida.
Sempre pronta a ajudar. Bastava um telefonema e lá estava a mão amiga da Drª Hermínia. “…Ligue a qualquer hora!” dizia com um sorriso contagiante que fazia das horas de maior angústia um porto de abrigo.
Ajudou tantas e tantas pessoas, profissionalmente, socialmente, quer como médica quer como Mulher de bem.
Ao lado de um grande Homem está uma grande Mulher e ao lado de bons filhos está uma excelente Mãe. E bem verdade esta frase. É uma Herança que fica. Um exemplo de vida que deverá perdurar nas nossas memórias.
Ficámos todos mais pobres com o desaparecimento da Drª Hermínia mas o seu modo de vida servirá de exemplo para todos nós daqui para a frente.
Uma palavra de conforto para o Dr. Aparício, Pedro e Patrícia. As pessoas só morrem na realidade, quando nós nos esquecemos delas.
Até sempre amiga, até sempre Drª Hermínia Aparício.