PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

rui_oliveira

Nós por cá…

… já andamos fartos de ouvir falar do impasse da Grécia. Um tema que dia após dia nos entra em casa e que parece não ter fim. De um lado a audácia Grega e do outro lado a chantagem dos Credores, arrogância comum, só pode dar num esticar de corda até um bocadinho antes de partir, mas… pode mesmo partir.

Terrivelmente preocupante a onda de terrorismo que mata inocentes por todo o mundo e contra a qual as nações se deverão unir e combater energicamente e sem hesitações, algo que não parece que esteja a ser feito. Estamos mesmo perante uma crise de verdadeiros líderes mundiais?!

Por cá, n' "O Alvaiazerense" de Maio reparámos nas 4 respostas ao inquérito e recordamos algumas das frases: "…deve apostar mais nos jovens, criando mais emprego"; "Alvaiázere necessita de mais emprego, para acabar com a deslocação dos jovens para outras terras"; "…apostar no desenvolvimento de uma zona industrial…dando condições para as empresas se fixarem"; "Espero que haja a criação de mais postos de trabalho… que tenha lugar a fixação de novas empresas no Concelho, criando condições de investimento e apostando na criação de uma zona industrial"; "…medidas que fixem os jovens no Concelho e não que os obrigue a sair para outros…". Em quatro jovens entrevistados, aleatoriamente, é impressionante o muito de comum nas respostas dadas. Mas não surpreende. Se os entrevistados, não fossem quatro, mas quarenta ou mesmo quatrocentos, a unanimidade manter-se-ia, de tão evidente que é. Um concelho que possui todos os equipamentos sociais essenciais há mais de uma década e agora com uma via estruturante ao lado, só necessita do fundamental: PESSOAS!

O mais estranho, é que apesar de ser uma evidência a necessidade de apostar em condições para criação de empregos e fixação de pessoas, tal não tenha sido prioritário para os dirigentes políticos da nossa autarquia. Esta "miopia" tem penalizado fortemente o nosso Concelho e a prova disso mesmo, é a perda crescente de população, ao longo dos tempos. Até quando?!

No próximo dia 25 de Julho será inaugurado a nova Unidade de Saúde Familiar, que em termos físicos terá melhores condições do que o actual Centro de Saúde, mas duvidamos que nos traga muito mais do que isso. Uma coisa é certa, nós por cá… ficaremos todos… muito melhor… estacionados!