Tempo de campanha eleitoral, cenário de luta. Devia ser luta de ideias e projetos mas que, com as quezílias partidárias, e pessoais, deriva sempre para a guerra da troca de acusações na busca de mais um voto.
Da história, o hábito do programa votado, vencedor, que depois de instalados, as pessoas e o sistema mudam as regras do jogo como se tudo estivesse legitimado…
É "guerra", originam "guerra", e quem tomba é sempre o povo, o soldado, depois abandonados.
Do "Poder" vem a guerra, militar, uma realidade sempre presente na história da humanidade, no nosso presente e no espectro do futuro… Em aniversário, relembremos os 100 anos da 1ª Grande Guerra, os 70 da 2ª Guerra Mundial, e as permanentes guerrilhas e terrorismo do dia-a-dia que agora entram em direto em nossa casa.
Neste âmbito, guerra e consequentes resultados devastadores a todos os níveis, com a visibilidade mediática do sofrimento e drama dos refugiados, o fanatismo religioso e o terrorismo, em conversa com amigos falámos da "nossa" Guerra do Ultramar, a fazer 50 anos. Filhos de "retornados" do ultramar, revelou-se-nos o facto de no concelho de Alvaiázere não haver, salvo erro, qualquer "evento" de homenagem aos homens que lutaram e morreram pela pátria, mobilizados à força pelo "poder político".
Não pela guerra, mas pela Paz – realidade de difícil construção – tentei obter informações e descobri no portal dos "Veteranos da Guerra do Ultramar" uma lista dos soldados que morreram ao serviço de Portugal nas campanhas de África 1961- 1973. Dos alvaiazerenses mortos em combate, sem querer ferir suscetibilidades, e no respeito da sua memória e das suas famílias, uma singela homenagem com uma editorial lápide:
"ANTÓNIO DA SILVA, Vale do Paio – Maçãs Dª Maria, 22.08.61
ANTÓNIO DA SILVA, Várzea dos Amarelos – Maçãs Dª Maria, 18.11.73
ANTÓNIO SIMÕES MARQUES MORGADO, Ramalhal – Rego da Murta, 31.03.67
DANIEL MARQUES ALVES, Venda do Preto – Pelmá, 06.06.72
DINIS DA CONCEIÇÃO MARQUES, Vale de Tábuas – Maçãs Dª Maria, 18.12.73
HENRIQUE FERREIRA, Maçãs Dª Maria, 24.09.72
JOÃO SERRA, Carregal – Maçãs de Caminho, 19.03.68
JOSÉ DA SILVA MARQUES, Alvaiázere, 11.06.66
JOSÉ MARIA DO CARMO LUÍS, Caneiro – Maçãs Dª Maria, 19.04.71
MANUEL FERNANDES, Ponte Nova – Almoster, 24.08.73
MANUEL NUNES CAETANO, Alvaiázere, 21.07.70
MÁRIO BAPTISTA ALVES, Alvaiázere, 21.02.62"
Que a memória nos ajude a construir a Paz. Não se duvide, o bem supremo.