PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

carlos_simoes

Bodas em março

Para além das Bodas de comemoração de datas tão significativas e universais como o Dia da Mulher e o Dia do Pai, cuja importância continua atual em chamada de atenção para alguns valores, neste mês de março houve também Bodas em acontecimentos marcantes na nossa terra.

Por um lado, a realização de mais uma Semana da Educação, marcante porque é na Educação que está a base dos comportamentos. Educação na sua abrangência global, naquilo que é a educação no seio familiar, dos valores e princípios, e a educação no meio escolar, a do conhecimento. Nesta Boda, a valorização e reconhecimento da ação de toda a comunidade educativa local.

Por outro lado, tivemos a comemoração das Bodas de Diamante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA). De facto, uma bonita idade para uma instituição cuja existência e importância para a comunidade é inquestionável. Com homenagem e reconhecimento aos fundadores, naturalmente merecida, as questões e discussões que se colocam hoje aos Bombeiros, discursadas na cerimónia, passam pelo dilema "voluntario ou profissional", com todos os prós e contras, interesses e entidades corporativas acessórias. E como sempre, é tudo muito bonito mas a coisa vai desaguar em … contas.

Por falar em contas, parece que as promoções chegaram à arte. Nas estátuas municipais, pague 4 e leve 5, como foi esclarecido na inauguração da obra de homenagem aos bombeiros.

Sendo inquestionável o merecimento, o valor de que ouvi falar para a comemoração do 75º aniversário da AHBVA, ao longo deste ano, na ordem das três dezenas de milhares de euros, é na minha opinião demasiado elevado para o contexto. Isto numa casa que vive sempre com "necessidades" na operacionalidade face à importante e exigente missão que tem. Ou não fosse a realização do cortejo de oferendas um exemplo da angariação de verbas para a operacionalidade da ação e missão dos Bombeiros Voluntários. A não ser que outros fenómenos sejam de superior interesse, sabendo-se no entanto que as "promoções" têm custos.

Por último, a Boda relativa à inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Misericórdia de Alvaiázere. Uma iniciativa e projeto iniciado pela direção anterior e concluída pela atual, e que renova o espectro de acessibilidade a outro tipo de serviços de saúde e apoio social no território alvaiazerense. Cerimónia sóbria, com dignidade e ilustres personalidades. E por ali também com obras de arte, oferecidas na íntegra.

Na sombra, à vista, lá estava, estatualizado, o MMM, fruto de outras Bodas.