Peço desculpa por “puxar a brasa à minha sardinha”, mas o meu artigo de hoje vai inteiramente para a mais importante Associação do Concelho de Alvaiázere (na minha opinião é claro), os Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.
E digo mais importante não porque as outras Associações não sejam também muito importantes no nosso Concelho, mas porque mais nenhuma faz para o bem estar e salvaguarda da população o que os Bombeiros fazem.
São 77 anos comemorados no passado dia 7 de março, de trabalho ininterrupto, 365 dias por ano, 24 horas por dia em prol do bem de Alvaiázere e de Portugal. São 75 homens e mulheres que deixam o seu conforto e família para ir ao encontro dos que mais precisam.
São 75 homens e mulheres que correm perigos e arriscam a sua vida para salvar vidas e bens sem olhar a quem, muitas das vezes pessoas com quem podem ter problemas pessoais, mas que naqueles momentos não interessam para nada, a não ser para correr ainda mais rápido, muitas das vezes acima das suas capacidades.
São 75 homens e mulheres que sofrem com o sofrimento dos outros, que choram quando não conseguem fazer aquilo para que estão preparados, que se sentem satisfeitos e recompensados quando lhes dizem… obrigado!
Nada mais humanitário pode existir do que estes homens e mulheres.
É por isso e porque eles merecem, que lhes escrevo estas palavras. Uma homenagem pública por tudo aquilo que significam para mim e para Alvaiázere. É um orgulho poder comandá-los nesta nobre missão de servir.
Muito poderia aqui dizer que nunca seria o suficiente para lhes agradecer como comandante e como Alvaiazerense.
Por isso mesmo e porque grandes investimentos se projetam no futuro próximo na Associação Humanitária dos Bombeiros de Alvaiázere, venho lançar o desafio à população do concelho de Alvaiázere, que sempre ajudou e esteve ao lado dos nossos Bombeiros, de mais uma vez e aquando do peditório que irá ser efetuado pelas comissões dos lugares do Concelho para o Cortejo dos Bombeiros a realizar dia 28 de maio, se lembrem destas palavras, que sejam como sempre foram, generosos com os nossos Bombeiros, já que tudo aquilo que derem será investido neles próprios, pois os Bombeiros de Alvaiázere não pertencem a uma freguesia ou lugar, pertencem a Alvaiázere e a todos os Alvaiazerenses.
Só com boas condições materiais se pode desenvolver um bom trabalho. Só com bombeiros bem formados se pode prestar melhor socorro. É para isto que trabalhamos, é para isso que as receitas do cortejo vão ser canalizadas.
As candidaturas ao POSEUR para a remodelação/ampliação do Quartel e aquisição de uma viatura para combate a incêndios florestais foram aprovadas, o que atinge um investimento superior a 800.000 euros. É obra.
É altura de todos dizermos “Presente”, de ajudar quem muito nos ajuda e de sermos solidários com quem faz das palavras “Vida por Vida” uma forma de estar.