Desde que me lembre e já são mais de trinta anos de ligação ao “O Alvaiazerense”, em todos os meses de Março, é manchete de primeira página, a comemoração do aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. E merecidamente! Se há associação primordial em Alvaiázere é a dos Bombeiros Voluntários. É uma evidência que não necessita de grande argumentário. Estamos certos, se algum dia, Alvaiázere tiver de deixar de ser concelho, por qualquer reforma administrativa austera, será mais tolerada pela população do que uma extinção ou mudança dos Bombeiros de Alvaiázere. Foi há setenta e sete anos que homens visionários fundaram a associação, que ao longo de todos estes anos tem servido o Concelho. Não são famosos os tempos, com inúmeras limitações e dificuldades financeiras e a recente aprovação das candidaturas de ampliação do quartel e aquisição de uma viatura florestal, que implicam verbas próprias, levam a Direcção a antecipar a organização do Cortejo de Oferendas. Estamos certos que mais uma vez o Concelho vai dizer presente e se empenhará para que o Cortejo seja um êxito, isto é, permita a recolha de fundos que satisfaçam as necessidades actuais. A hora é de SOLIDARIEDADE!
Neste mês de Março também festejaram o aniversário, duas jovens associações do nosso concelho, o Al-Baiäz e o Alva Canto. É justa uma referência a estas associações de cariz cultural, de defesa do nosso património, a primeira mais do físico, a segunda mais do espiritual, mas ambas relevantes, que festejaram o aniversário de uma forma dinâmica e interessante, conforme descrição nas nossas páginas.
Por fim, uma chamada de atenção para a entrevista aos presidentes das actuais associações de caçadores do Concelho, já que no final do ano passado foi extinta a Zona de Caça Municipal de Alvaiázere e criadas três novas Associações de Caçadores, das freguesias de Almoster, Alvaiázere e Pelmá. Se foi polémico, não transparece. Mas uma coisa é certa, quem quiser caçar nas três zonas, terá de pagar três taxas!