PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

rui_oliveira

Nós por cá…

… tivemos um Agosto, tórrido e angustiante, sendo penoso assistir a mais de uma semana de fogos em directo na TV, apesar de a nível concelhio não nos podermos queixar. Altas temperaturas e mãos criminosas foram os factores que contribuíram para a desgraça de algumas famílias e perda de riqueza nacional. Ciclicamente são prometidas medidas de fundo, mas sem grandes avanços. Surpreendente que esteja por fazer o cadastro rural de dois terços do País, imprescindível para se tomarem medidas eficazes. Propõe-se que as autarquias possam tomar posse, não a propriedade, das terras não cuidadas, que teriam a responsabilidade de limpar. Mas os custos inerentes comprometem a sua aplicação, pelo menos a curto prazo.

Agosto é mês de festas e romarias, visitas dos nossos emigrantes e mais uma vez assim foi. Este ano a de Alvaiázere, foi das mais movimentadas, graças à iniciativa do município em promover a vila, com a organização de um evento explorando a pokémania, uma actualização das novas tecnologias, àquilo que umas décadas atrás apelidávamos de “caça aos gambuzinos”. O trânsito foi fechado no centro, não fosse a rapaziada ser atropelada de telemóvel na mão e cabeça baixa. Este jogo possui a virtude de obrigar a juventude a sair de casa e a mexer-se. Valha-nos isso!

2016 foi ano de Jogos Olímpicos, onde os portugueses tiveram melhor participação do que o número de medalhas traduz, já que tivemos dezanove atletas nos dez primeiros lugares e mais treze até ao 16º, nas diversas modalidades, facto de realçar e muito, pois nestes Jogos, que apenas se realizam de 4 em 4 anos, “só” estão os melhores atletas de todo o mundo. É importante termos essa noção, principalmente aquando da crítica fácil.

A propósito, por cá, discute-se a continuação do “apagão” a meio da noite, da Iluminação Pública no concelho de Alvaiázere e seria importante e útil que a Câmara Municipal divulgasse os valores que se poupam com esta medida, aceite por alguns mas também criticada por muitos. Era aconselhável!