As promessas eleitorais e a prática no exercício das funções, normalmente não bate a bota com a perdigota. Vejamos alguns exemplos em Alvaiázere, tendo como protagonista um dos actuais candidatos, face à sua prática do passado e o que propõe para o futuro.
No que diz respeito a impostos ou prestação de serviços salientamos duas promessas: Descida no IMI e no preço da água. Quanto ao IMI, já em discussão para o orçamento de 2016, os deputados do PS propunham que a taxa fosse de 0,3%, porquanto a receita do IMI em 2015 seria de praticamente o dobro dos anos anteriores, face à avaliação dos imóveis. Claro que a proposta do PS não foi aceite (nunca o são por muito válidas que sejam), com a desculpa que o dinheiro fazia muita falta ao executivo. (Onde estão as obras que beneficiaram os alvaiazerenses?) Voltámos a fazer a mesma proposta na discussão do orçamento para 2017.
Novamente recusada pelo PSD, porquanto o dinheiro era necessário para que o executivo pudesse pagar o seu endividamento. (Em que obras ou projectos?) Passados dois anos vêm reconhecer que a proposta do PS era benéfica para os alvaiazerenses, e em ano de eleições prometem baixá-la.
No que diz respeito ao preço da água e outros serviços prestados pela autarquia, os deputados do PS também acharam o preço elevado e votaram contra tal medida, havendo ainda a criação de uma taxa fixa. Defendeu o PSD o preço e a taxa, argumentando que a prestação de serviço pelo município ficava muito cara e que a taxa fixa era uma imposição por lei, tendo o defensor da proposta dito que até era baixa porquanto tinha casa na praia e lá pagava só de taxa fixa à volta dos 15 euros. (Como com certeza todos os alvaiazerenses gostariam de ter casa na praia e acharem aquele preço razoável…).
Outras promessas virão como construção de praças, lugares de estacionamento, construção de muros em pedra, etc., etc.. Para beneficiar quem? Os alvaiazerenses ou os proprietários? Para que servem os actuais locais em frente ao multiusos, no mini jardim público a caminho dos bombeiros, o largo do município, o largo atrás da igreja? É que nunca lá vejo pessoas a conviver…
Mais estacionamento? Haverá em Alvaiázere, vila, um milhar de lugares de estacionamento? Talvez ou mais. Sendo assim será que cada habitante precisará de vários lugares? E onde está a continuação da construção de saneamento que o ex- -presidente Dr. Pinto Simões se propunha fazer? Prometam e façam mais obras de interesse para os habitantes e que tragam o aumento de população e rendimentos para a nossa terra. Os interesses pessoais ou partidários que fiquem nas calendas. E alvaiazerenses, acordem e saibam lutar pelos vossos interesses e de Alvaiázere.