Em cheio! Alvaiázere viveu este ano, o melhor Festival Gastronómico desde a sua criação. E não sou só eu a partilhar esta opinião. Alvaiazerenses, produtores, visitantes, todos eles dizem que este foi porventura o melhor certame.
E para isto, não é estranho o facto de o Festival Gastronómico da nossa leguminosa ter sido realizado na sua melhor altura (como vinha aqui a referenciar em artigos anteriores), ou seja no primeiro fim de semana de outubro.
Foram milhares de pessoas que passaram por Alvaiázere nestes dias. Tudo correu bem, muito bem mesmo. Até S. Pedro ajudou.
Excelente cartaz, dinâmica, organização, certame a decorrer somente no espaço do parque multiusos o que lhe confere um aspeto de maior enchente, transmissão televisão, tudo isto a contribuir para o sucesso.
Está de parabéns a autarquia, em especial a sua presidente Arq. Célia Marques, porque soube dar ouvidos às “reclamações” dos alvaiazerenses, dos produtores e empresários, porque teve o bom senso de corrigir um erro que poderia matar de vez este festival que já ganhou um espaço de eleição em todos nós.
Dá-me razão este sucesso. Há muito que vinha a defender este figurino e o resultado está à vista. Agora penso que se deverá separar a FAFIPA do Chícharo e potenciar a nossa FAFIPA.
Há lugar para os dois eventos. Disso não tenho dúvida. Alvaiázere sairia a lucrar, bem como todas as associações envolvidas.
E quanto aos orçamentos? Sinceramente é uma questão que não me preocupa nada se o sucesso dos certames estiver garantido. Alvaiázere sai a lucrar em todos os vectores, quer sociais, associativos, económicos, territoriais, etc.
Se forem falar com as associações que dinamizaram as tasquinhas e os bares do Festival Gastronómico, ouvirão que faturaram como nunca e que o dinheiro angariado servirá para dar cumprimento aos planos de atividades das respetivas associações, melhorando assim os serviços inerentes aos seus objetos sociais. Se assim é, a autarquia também lucra já que poderá aliviar os subsídios das associações no seu orçamento.
Parabéns a todos os que organizaram e dinamizaram o Festival Gastronómico. Alvaiázere agradece.
Viva Alvaiázere… Viva o Chícharo.