Muitas vezes considera-se o património, como os bens materiais de família transmitidos por herança de pais para filhos, de forma muito redutora e de senso comum, já que o património não engloba só bens materiais mas sim um conjunto de bens também de natureza imaterial com interesse e reconhecido valor a vários níveis, ambiental, histórico, artístico, cultural e que correspondem aos modos de viver de um povo que o particulariza e lhe dá uma identidade.
Numa época atual de globalização cada vez se verifica mais a necessidade ao recurso de meios de comunicação de massas para a difusão da diversidade de sentidos que atualmente conferimos ao património imaterial e à sua defesa, preservação e sustentabilidade, numa perspetiva cultural, mas também ecológica e económica.
É neste contexto da salvaguarda da memória da diferença e da identidade e em proporcionar a fruição de um dos mais elementares direitos sociais o da cultura, que se insere mais esta edição de “Alvaiázere Capital do Chícharo”. Independentemente das várias controvérsias e reveses que tem envolvido esta iniciativa conjunta da FAFIPA e Festival Gastronómico o que importa é que esta se aproxime cada vez de uma experiência ligada ao património imaterial das tradições, das artes, da cultura local e da sua preservação.
É neste sentido que nos congratulamos com a decisão do executivo em criar a “Indicação Geográfica Protegida” como marca de referência do Chícharo, produto considerado como âncora do concelho, pois são cada vez mais as especificidades e a singularidade das experiências oferecidas pelas regiões e o seu modo de vida que levam à qualificação e diferenciação e respetiva dinamização económica das regiões e qualidade e vida das suas populações, por captarem mais turistas e proporcionarem mais postos de trabalho.
Nesta perspetiva será importante também repensar, o sentido primitivo da FAFIPA, como efetivamente uma, Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato. Assim, como a Mostra Gastronómica oferecida aos convidados no dia de abertura do evento, que embora inovadora, descorou os nossos principais produtos tradicionais e genuínos, como o Chícharo.