Nos finais do mês de Novembro do corrente ano fiquei surpreendido com a notícia de que o antigo primeiro ministro de nome José Sócrates, tinha sido preso no Aeroporto de Lisboa, quando regressava de Paris.
Fiquei de facto admirado, uma vez que nunca imaginei que um homem de tal calibre, que só apregoava desenvolvimento e honestidade, também estava metido em negócios escuros, pois que para tais cargos só devem ser nomeados homens sérios e honestos, como o jornal diz estar metido em corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal agravada, etc., etc… Acreditando no que ele dizia, pois os outros é que eram isto e aquilo. Ele devia ser um home sério e honesto. Mas parece-me que não. Só se verá após o despacho de pronúncia ou até mesmo acabado o julgamento. Mas daqui até lá ainda correrá muita tinta, e tem que se arranjar muitas artimanhas, venham elas de onde vierem. Porque um réu tem todo o seu direito à defesa, seja ela de que maneira for. Mas vamos ainda ver como tudo corre.
Caros leitores, se se provar tudo o que os jornais dizem e de que vem acusado, temos estado governados com uma gente de facto honesta. Pois os antigos governantes é que eram apelidados de desonestos e ladrões. E agora como tem sido?
Na página 4 do jornal "Correio da Manhã", datado de 25 de Novembro passado, vem lá escrito "José Sócrates entra na História de Portugal como o primeiro chefe do governo em prisão preventiva por ordem de um Juiz, fortemente indiciado por crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. É suspeito de ter dissimulado, em contas de pessoas próximas, uma fortuna superior a 25 milhões de euros com origem em actos de corrupção, através de recebimento de luvas em negócios que viabilizou em empresas quando era primeiro ministro. A seguir consta que foi dormir à cadeia de Évora destinada a elementos de forças de segurança, onde fica para já protegido de maus tratos da população prisional. Em comentário meu: se fosse o signatário deste artigo, teria de ir para a cadeia normal (isto é que é democracias?. Dizem que os Juizes são dotados do sexto sentido. Eu já não me admiro. Ainda é bom termos Juizes do calibre do Sr. Dr. Carlos Alexandre. Mas ainda a fazer companhia ao Sr. José Sócrates ainda há mais malta que só andam a enganar o ZÉ POVINHO, mas a pouco e pouco vão aparecendo. Como nós temos andado enganados…, pois a procissão ainda vai no adro. Mas o senhor Sócrates ainda ainda lá tem mais sócios na cadeia, segundo o jornal diz, sendo eles o Carlos Santos Silva e o João Pedro Perna. Isto é que é uma seita…
Quem sabe se muitos outros crimes em processos que já foram arquivados, foram despachados com arquivamentos? Há muita maneira de matar moscas… mas enfim.
No jornal "Correio da Manhã" de 5 de Dezembro corrente, também na primeira página vinha escrito em letra gorda "AMIGO DE SÓCRATES FINANCIA CASA DE FAVA". Na mesma página vem escrito "Empresário dá 750 mil euros para garantia de compra do monte no Alentejo". Na mesma página vem escrito "julgamento Escutas tramam Narciso. Ex-autarca pediu facturas falsas – pág. 31.
Isto a provar-se é uma vergonha, atendendo a que só apregoam honestidade, e agora eu pergunto "onde é que ela está?"
No mesmo jornal vem escrito, tudo relacionado com o Sr. José Sócrates, "Suspeito de pagar luvas a decisores, José Sócrates também vai responder por corrupção activa quando era consultor da empresa Octapharma. E ainda Grupo Lena terá sido beneficiado na governação socialista. Senhores leitores, onde há lume sai fumo e ninguém sobe para o Céu sem escadas, como diziam os antigos. Porque o HABEAS CORPUS foi negado? É o sexto sentido atrás referido a trabalhar.
Tenho reparado que nos jornais só gente de cor, de certo valor social e com bom dom de palavra têm visitado o camarada Sócrates, mas enfim, cada um tem o seu direito de procurar satisfazer os seus ideiais, uma vez que não prejudique os outros e, na cadeia ou no hospital é quie se vêm os amigos. De tudo o que disse tenho jornais e documentos arquivados.
Ainda tinha muito mais para escrever, mas desta vez vou terminar, porque aquilo que escrevi não agrada a muitos, mas enfim, assim parece-me que não me engano e só me apetece dizer NÃO ESTÁ CERTO.