PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

rui_oliveira

Nós por cá…

…passámos um Dezembro primaveril, dos mais quentes que há registos. Todavia, de Paris vieram boas notícias, já que 195 países acordaram em controlar o aumento máximo de temperatura, para que não ultrapasse 1,5ºC até ao final do século. Para o conseguir será necessário “descarbonizar a economia”, sendo imperioso reduzir as emissões CO2, tendo papel importante a área de transportes e a reabilitação urbana com aumento da eficiência energética. É essencial abandonar a utilização de combustíveis fósseis e apostar nas energias renováveis e sustentáveis, para se reduzir drasticamente a emissão de gases com efeito de estufa. É um plano a longo prazo, veremos se todos os países conseguirão a mudança. Em Portugal, para além da desactivação das centrais termoeléctricas, lá para meados do século, iremos assistir à aposta na mobilidade eléctrica, sendo importante algumas melhorias técnicas. Prevê-se que irão surgir incentivos que fomentem a substituição de veículos em fim de vida por veículos eléctricos. Todos devemos contribuir para tão nobre causa, salvar o planeta TERRA!

Em Dezembro, mais uma má noticia para o contribuinte português, já que foi necessário salvar outro banco da falência, situação que se arrastou e acabou mal; paira a suspeição sobre os eventuais motivos políticos, como a necessidade de uma saída limpa da “troika” e ano de eleições, e por outro lado mais uma vez se questiona o papel do regulador. Por alguma razão, a partir de Janeiro, a supervisão dos maiores bancos nacionais passará para o Banco Central Europeu.

Por cá, foram conhecidos os projectos vencedores do Orçamento Participativo e foram ambos para a freguesia da Pelmá. Pena é, que não tenha havido uma maior participação, já que se trata de uma iniciativa da maior relevância para os cidadãos, envolvendo-os na vida e nos destinos do orçamento municipal. Para o próximo será necessária maior divulgação, para tal contem com o “ O Alvaiazerense”.

Para todos, um BOM ANO NOVO!