PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Acilio Godinho

31 de Outubro de 2022

Portugal é, desde 1974, um país democrático baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia representativa - artigo 2º, da Constituição da República Portuguesa (CRP).

30 de Setembro de 2022

No momento em que escrevo estas linhas, a guerra na Ucrânia perpetrada pela Rússia acabou de perfazer sete longos meses e salda-se por um imenso e imparável rol de destruição, incluindo perdas de vidas humanas, entre elas várias centenas de crianças, infra-estruturas sociais e económicas, habitações, escolas, creches, hospitais, etc.

31 de Agosto de 2022

No último sábado de Julho, após declarações dos Comandantes dos Bombeiros de Alvaiázere e de Ansião à SIC, denunciando falhas ocorridas no sistema de comunicações de emergência, SIRESP, durante os incêndios que nesse mês lavraram naqueles municípios, o Governo, pela voz do MAI e da Sr.ª Secretária de Estado da Protecção Civil (SEPC), apressou-se a desmentir ou a desvalorizar tais falhas.

31 de Julho de 2022

Na segunda semana de Julho, de um dia para o outro, o país acordou em sobressalto com o crepitar das chamas no concelho de Ourém que de imediato alastraram aos municípios vizinhos de Alvaiázere e Ferreira do Zêzere, depois a Pombal e Ansião, com uma voracidade inaudita, deixando um desolador rasto de cinzas e de destruição por onde passou.

30 de Junho de 2022

Decorreu no passado dia 18 de Junho, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, a apresentação do livro “Nos Trilhos do Património Natural dos Concelhos do Norte do Distrito de Leiria” que contou com a presença e participação dos autores, do Sr. Presidente do Município e de uma vasta assistência de alvaiazerenses.

31 de Maio de 2022

Nas últimas semanas, para além da guerra que continua a ceifar vidas, falouse abundantemente de Metadados, a ponto de quase cair o Carmo e a Trindade devido a uma decisão do Tribunal Constitucional (TC) que veio declarar inconstitucionais alguns artigos da Lei nº 32/2008, de 17 de Julho, também conhecida por lei dos metadados.

Esta lei obrigava as operadoras de telecomunicações a preservarem os metadados de todos os seus clientes pelo prazo de um ano, os quais poderiam ser acedidos para efeitos de investigação, detecção e repressão de crimes graves pelas autoridades competentes.

30 de Abril de 2022

Não era minha intenção voltar a escrever sobre este tema, mas não consigo deixar de pensar que, por solidariedade, admiração e respeito, não posso silenciar o esforço, o sacrifício, a abnegação e o heroísmo demonstrado, há mais de dois meses, pelo povo ucraniano.