PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

António Simões Miguel

Escrevo o artigo que nunca quis escrever, pois ao fazê-lo estaria a falar na memória do último dos Heróis Alvaiazerenses.

Faleceu o COMANDANTE dos COMANDANTES… Faleceu o COMANDANTE MIGUEL!

Sabia que este dia chegaria, é a lei da vida. Mas não o queria de todo. Queria continuar a conviver com ele, a ouvir os seus sempre sábios e certeiros conselhos. De passar horas e horas com ele na sua simpática casa. De lanchar com o seu melhor amigo o Padre Celestino em sua casa, a provar a boa “pinga” que orgulhosamente nos brindava.

Pela primeira vez na sua vida foi o último. O último da sua geração e dos bravos Homens que constituíram as primeiras fileiras dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere a partir para o descanso eterno. Era sempre, mas sempre o primeiro. O primeiro a chegar, o primeiro a enfrentar os perigos o primeiro a assumir o comando das operações. Foi sempre assim. Tinha 97 anos. Destes, 77 foram dedicados ao serviço dos Alvaiazerenses e de Portugal.

Era um Homem fascinante. Rigoroso, estudioso, respeitador e respeitado, corajoso e tantas e mais tantas virtudes.

Foi reconhecido em vida com uma das principais condecorações entre outras tantas, da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Fénix de Honra. Foi o primeiro Alvaiazerense a receber a medalha de ouro do Concelho de Alvaiázere. Homenagens mais que merecidas!

Hoje estamos mais pobres… é impossível substituir o Comandante Miguel. Enquanto for o Comandante dos Bombeiros de Alvaiázere a “sua” cadeira ao meu lado nas cerimónias jamais será ocupada.

Um Bombeiro jamais morre. Permanece para a eternidade das nossas memórias e corações. Consigo também será assim.

Um cumprimento para a sua família que tanta amava. Deve ser um orgulho ter um Pai, um Avô, um bisavô e um Sogro assim.

Para terminar e em jeito de brincadeira. Se o inferno é como dizem, um mar de chamas, tem agora os dias contados. A esta hora o Comandante Miguel já reuniu os seus Bombeiros e estão na frente de fogo para apagar aquilo tudo pois entretanto e como ele dizia, é hora de ir para casa.

Uma nota de pesar também pela morte do meu Amigo e colunista deste jornal António Gonçalves. Para a sua família os meus mais sinceros sentimentos.

Tenha um bom festival do chícharo.