PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

jose_batista

Apontamentos

Ontem foi dia de eleições autárquicas. Glória aos vencedores, honra aos vencidos. Todos deram o seu melhor.

Aplaudir quem as ganhou nem deveria sequer merecer discussão. Democraticamente deve ser a regra, ser o óbvio, a cortesia e o reconhecimento. Da mesma forma, quem não as venceu não deve ser ostracizado.

É chegada a hora de enterrar os machados de guerra que alguns andaram meses a fio a esgrimir. É tempo para todos, mas mesmo todos, se lançarem ao trabalho pois Alvaiázere merece. Ficamos na espetativa de que o novo ciclo possa trazer algo de novo e diferente, para melhor.

Se consultarmos os programas apresentados pelos diferentes concorrentes verificamos que há propostas interessantes. Há que aproveitá-las!

A primeira medida a implementar, por vencedores e vencidos, é simples. Se a democracia é um tipo de governação que exige esforço, logo está muito dependente da motivação dos cidadãos eleitores para apoiar os eleitos e as suas decisões ao longo do mandato, devemos ir ao âmago da questão: temos de contrariar a elevada abstenção.

De que forma vamos mobilizar as pessoas? Através do voto obrigatório? Através de prémios tipo “Fatura da Sorte?” Ou talvez de umas mensalidades da APIN.

Termino desejando que, com diálogo e alguns consensos, se enriqueçam as decisões, pois um bom político deve ser construtor de pontes que beneficiem os cidadãos, por igual.