PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

Balanço de 2022

2022 será sempre recordado nas próximas gerações como o ano em que a Humanidade conseguiu vencer (se assim se pode dizer) uma inesperada pandemia, que deixou marcas profundas na nossa sociedade, tendo vitimado mortalmente cerca de 26.000 Portugueses com 5.5 milhões de infetados, sendo que Alvaiázere registou 2854 casos positivos e 29 vítimas mortais.

E quando digo que vencemos esta pandemia digo-o sem certeza desta realidade. Para já, e da análise dos dados que disponho, penso que podemos dizer que estamos no bom caminho, muito por culpa da excelente adesão de todos os Portugueses ao processo de vacinação, que correu muito bem em Alvaiázere, muito por culpa de um trabalho conjunto entre o Município e o Centro de Saúde de Alvaiázere em especial dos serviços de Saúde Pública.

O Ano que terminou fica inevitavelmente marcado pelas consequências dos incêndios florestais, nomeadamente nas Freguesias de Almoster e Pelmá. Num ano em que se registaram recordes de temperatura, de índices de seca bem como de falta de humidade dos solos devido à fraca pluviosidade durante o ano, foi um ano muito difícil para os Bombeiros que tenho a Honra de comandar.

Pese embora os danos materiais verificados, quero salientar que não se registou qualquer vítima mortal o que, dado o potencial de dano destes incêndios se enaltece e regista. É bom lembrar que os incêndios deste ano tinham um potencial de dano (logo um aumento da probabilidade de vítimas), maior que os incêndios de 2017 onde se registaram mais de 140 vítimas mortais.

Bem sei do sofrimento das populações afetadas a quem endereço o mais sentido cumprimento, mas acreditem (e sem fugir às minhas responsabilidades), que tudo foi feito dentro das nossas capacidades, quer físicas quer operacionais. Muito há a melhorar e agora é tempo de arregaçar as mangas e reconstruir tudo o que se possa reconstruir e se possível com estratégicas urbanas que evitem o risco sobretudo à volta das habitações.

Quanto à gestão autárquica do Concelho, e sendo 2022 o primeiro ano de mandato quer para a Câmara quer para as Juntas de Freguesias de Almoster, Pelmá e Pussos S Pedro, verificaram-se mudanças que trouxeram um novo registo nomeadamente no capitulo da promoção do território.

Colocou-se como sempre defendi a FAFIPA e o festival da Juventude novamente no mapa das festividades e criou-se o FICA no Natal. Penso que foi muito positivo para Alvaiázere.

Destaco ainda a gestão autárquica quer da Câmara quer das Juntas, com políticas de proximidade à população muito vincadas permitindo assim apurar os problemas das populações e projetar e preparar o quadro comunitário que se aproxima. Penso que estão no bom caminho com alguns projetos bem estruturados e essenciais para o futuro de Alvaiázere.

A ano que terminou fica marcado também pela guerra na Ucrânia e com a consequente crise inflacionista que fez disparar os preços de todos os produtos nomeadamente os da energia. Esta crise tem consequências sociais enormes, não se sabendo ao certo quando terminará.

A bem de todos espero que rapidamente termine este cenário pois temo que as classes sociais mais vulneráveis não aguentem muito mais tempo.

Sobre o ano de (des)governo não vou falar mais….

Resta desejar um ano de 2023 bem melhor do que o de 2022!