As eleições autárquicas de Outubro (em princípio) já “mexem” no Nosso Concelho.
Devido à anunciada não recandidatura da atual Presidente Célia Marques, o PSD de Alvaiázere numa manobra pouco habitual neste partido já que normalmente apresentava os seus candidatos tardiamente, tomou a dianteira e apresentou o seu candidato à Câmara Municipal, o João Paulo Guerreiro.
Poderei ser suspeito para falar do João devido aos fortes laços de amizade que nos une, mas não posso em consciência deixar de comentar a sua candidatura.
Foi na minha opinião a melhor escolha que o PSD poderia ter tido.
É jovem, inteligente, técnica e politicamente muito bem preparado e com um currículo invejável onde destaco a sua passagem como gestor de empresas em Lisboa e em São Paulo no Brasil e como Presidente da JSD e do PSD de Alvaiázere bem como a sua candidatura no ciclo eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 2011 (salvo o erro).
Sendo um Alvaiazerense de gema (com todo o orgulho), conhece muito bem o Concelho, as suas necessidades, as suas gentes.
Consegue como poucos ouvir as pessoas e interpretar bem o que pensam. E este aspeto é essencial para alguém que ambiciona ser Presidente de uma Câmara Municipal.
Pessoa integra e vertical. Como prova disto mesmo destaco a sua posição ao deixar o cargo de chefe de gabinete da actual presidente aquando da sua derrota num ato eleitoral para a presidência do PSD de Alvaiázere. Poderia calmamente continuar no seu lugar de conforto mas não. Decidiu abdicar do cargo que ocupava num ato que poucas pessoas o fariam. Mostrou aqui que na política devemos somente ocupar cargos se tivermos legitimidade para o fazer. Fez-se à vida e retomou o seu lugar de gestor e empresas. Um exemplo.
Queria também destacar aqui a maneira sóbria e transparente como o PSD de Alvaiázere dirigiu este processo. Chamou os seus dirigentes e militantes à tomada de decisão o que a meu ver legítima todo o processo, conferindo-lhe transparência e correção o que nem sempre foi assim para aqueles lados.
Para estas eleições que se mostram muito importantes para o Futuro de Alvaiázere, espero que os outros partidos se decidam rapidamente pelos seus cabeças de lista, pois só assim se permite um debate mais esclarecedor e profícuo.
Ao escrever este artigo soube da morte de um grande amigo e companheiro. Falo do Fernando Brás mais conhecido como “Porteleiro”. Endereço aqui as mais sentidas condolências à sua família. Até sempre Fernando!
Um abraço e boa Páscoa sempre com as precauções necessárias!