PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Estatuto Editorial

EDITORIAL

A Assembleia Geral da CCA entendeu que se mantinha a direção do jornal em funções, uma vez que não foi apresentada nenhuma lista, assim espero e também a equipa que me acompanha a maior colaboração de todos, para continuarmos a corresponder aos interesses de um público heterogéneo em que os conteúdos publicados respeitem a pluralidade de pontos de vista e os princípios da objetividade e imparcialidade, respeitando os princípios deontológicos e de ética, numa relação transparente e rigorosa com os seus leitores. Nunca esquecendo que o nosso jornal é o elo de ligação de todos os Alvaiazerenses dentro e fora do País.

Nos termos da legislação em vigor publicamos, nesta edição, o estatuto editorial. do “O Alvaiazerense”, aprovado pela Assembleia Geral em 13/01/1983 e alterado em 22/03/2025:

1. O “ALVAIAZERENSE” é propriedade da C.C.A. da qual goza de plena autonomia administrativa e financeira: a sua orientação e o seu conteúdo dependem exclusivamente do seu diretor.

2. O Diretor, Diretor Adjunto e Tesoureiro do Alvaiazerense são eleitos pelos sócios da C.C.A., cabendo ao Diretor a escolha dos redatores e dos colaboradores.

3. O Alvaiazerense propugnará oferecer aos seus leitores uma informação séria e desapaixonada, baseada em factos concretos: assumindo uma posição de total independência perante o poder político, o poder económico e quaisquer outras entidades ou grupos de pressão.

4. O Alvaiazerense é um jornal de vocação regional e concelhia; nesta perspetiva privilegiará a divulgação dos valores do concelho de Alvaiázere — históricos, artísticos, turísticos, gastronómicos, desportivos, literários e científicos.

5. O Alvaiazerense promoverá a expansão e desenvolvimento de todas as atividades produtivas do concelho de Alvaiázere.

6. Atendendo à sua responsabilidade na vida concelhia, “O Alvaiazerense” apoiará ou incentivará, dentro das suas possibilidades, iniciativas que visem discutir e aprofundar, numa perspetiva democrática, o Concelho e a Diáspora Alvaiazerense.

7. Para o Alvaiazerense — os factos e as opiniões são livres. As opiniões devem ser claramente separadas das notícias, sendo obrigatoriamente assinadas e da responsabilidade dos seus autores.

8. O Alvaiazerense utilizará invariavelmente uma linguagem elegante e correta, não podendo a sua Direção e os seus redatores e demais colaboradores dirigir ataques pessoais ou envolver-se em campanhas difamatórias, seja a que pretexto for.

9. O Alvaiazerense, baseado em princípios de boa vizinhança, propugnará relações de aproximação com os concelhos circunvizinhos.