Editorial
Apesar das polémicas que foram envolvendo os custos com as Jornadas 2023 e as discussões surgidas do retorno destas para a economia portuguesa e de fazermos os projetos à última hora da hora, não podemos deixar de nos orgulhar, pela nossa eficiência, organização, criatividade e magnitude na área cultural, que não deixou ninguém indiferente.
Lisboa recebeu a 16º edição da JMJ, e o Papa Francisco revelou a sua grande satisfação pela organização e pela demonstração de fé e união que uniu Portugal e o Mundo.
A primeira jornada lançada pelo Papa João Paulo II realizou-se em 1986 em Roma. A partir desta data atravessou vários países, em 1987 Buenos Aires, em 1989 Santiago de Compostela, em 1991 Czestochowa, em 1993 Denver, em 1995 Manila, em 1997 Paris, em 2000 retorna a Roma, em 2002 Toronto, em 2005 Colónia, em 2008 Sydney, em 2011 Madrid, em 2013 Rio de Janeiro, em 2016 Cracóvia, em 2019 Panamá e em 2023 Lisboa.
Marcaram presença Jovens de mais de 150 países e seus acompanhantes que se reuniram não só em Lisboa como em Fátima com o Papa Francisco, de dois a seis de agosto.
Nesta edição demos a voz a vários setores da sociedade alvaiazerense envolvidos neste evento único, assim como às famílias de acolhimento e aos jovens alvaiazerenses e todos nos transmitiram com muito entusiasmo, alegria e intensidade, a experiência vivida deste encontro dos jovens do mundo com o Papa Francisco.
As suas mensagens fortes e muito significativas tocaram todos, onde também me incluo:
“Igreja sem portas”, onde todos possam ser incluídos; “Saber discernir” como Deus pode ajudar a seguir o nosso caminho; “No caminho encontrei-te”, o avanço e o recuo na reconstrução da fé, com esperança no futuro; “A alegria tem de descobrir-se no diálogo”, alegria é missionária e tem de ser levada aos outros criando raízes e não ser passageira;
“O que importa é não continuar caído”, quando vemos alguém caído é preciso levantálo com força; “Só há uma coisa gratuita, o Amor de Jesus”, “Caminhar sem medo, não tenham medo” há sempre um caminho para cada pessoa procurar; “Olhar de cima só para ajudar a levantar”. E termino com esta grande mensagem do Papa Francisco que a todos sensibilizou e devemos cumprir para alcançar a paz e a harmonia no Mundo.