Portugal recebe por estes dias, as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023, projetando o Nosso nome e todas as nossas potencialidades pelo Mundo fora.
É possivelmente o maior evento de massas que já se realizou em Portugal num tão curto espaço de tempo, só comparável com a Expo 98 e por isso mesmo temos de dar todos o nosso melhor e dentro daquilo que nos compete de modo a tornar este evento inesquecível.
É bom lembrar que se espera a visita de um milhão e meio de visitantes que num futuro próximo poderão ser novos investidores, novos turistas e porque não novos residentes. E por isso mesmo a ideia de receber em todos os Concelhos de Portugal alguns dos jovens antecipadamente pareceu-me uma excelente iniciativa de modo a que todos eles pudessem conhecer o nosso património.
Até aqui tudo bem.
O que não entendi foi a divisão das paróquias de Alvaiázere literalmente ao meio sendo que Alvaiázere, Almoster, Maças de Caminho e Maças de Dona Maria foram para um COT que dependia de Ansião e Pelmá, Pussos e São Pedro do Rego da Murta para um COT que dependia de Ferreira do Zêzere.
Como é que é possível Alvaiázere não ter o seu próprio COT?
Falta de organização? Falta de poder de magistratura das nossas paróquias dentro da Diocese de Coimbra? Falta de visão e das dinâmicas concelhias de cada Concelho por parte da Diocese?
Não sei qual a resposta mas que não pareceu nada justo, não!
Um exemplo. Os jovens que faziam parte do COT de Ferreira do Zêzere, nunca vieram a Alvaiázere… Isto é ridículo.
Em minha casa ficaram 2 jovens Francesas que só conheceram Alvaiázere porque Domingo de tarde lhes fui dar a conhecer o nosso Concelho e como não poderia deixar de ser ficaram maravilhadas com tudo aquilo que viram.
Será que todos os outros não deveriam ter vindo a Alvaiázere?
Agora só espero que corra tudo pelo melhor e que os “bordalos e bardalhos” deste País saibam perceber o que está em risco nestas JMJ. Tudo tem um limite e liberdade nada tem a haver com libertinagem.
Por cá uma nota. Alvaiázere ficou em primeiro lugar no seio de 170 municípios numa candidatura para a implementação de bairros digitais. Ser contemplado com fundos comunitários é sempre bom, ser reconhecido pelo mérito e ficar em primeiro é excelente… Ficam aqui os meus parabéns aos promotores da candidatura.
Um abraço muito especial à nossa comunidade emigrante que por estes dias regressam ao nosso Concelho.
Boas férias