PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

José Baptista

31 de Março de 2022

Atravessamos uma época de crescente medo e incerteza. Como se não bastassem as alterações climáticas e a Covid-19, agora, passados 80 anos, novamente pela mão de um ditador, a guerra regressou à Europa.

Como também é evidente, os nossos paladinos, Estados Unidos e Europa Ocidental, não são santinhos. Durante anos “engordaram o urso” e, após algumas pequenas provocações, ele despertou. Os grandes interesses económicos agradecem.

28 de Fevereiro de 2022

Os humanos são uma espécie estranha. Depois de dois anos de guerra contra um inimigo quase invisível que causou milhões de mortes e depauperou as economias de tantos (os mais pobres) países surge alguém, aparentemente louco, capaz de dar início a uma guerra de consequências imprevisíveis.

Somos piores que bichos e a única coisa certa é, para muitos, a morte que chegará mais cedo. Apetece-me dizer que não toca quem deveria tocar…

31 de Janeiro de 2022

No momento em que escrevo este artigo, ainda decorre a campanha eleitoral e tenho verificado que se fala muito sobre os direitos dos animais e pouco ou mesmo nada sobre a sobrevivência do nosso sistema de Segurança Social.

Ao futuro governo, independentemente da sua cor política, cabe a árdua tarefa de agir e implementar medidas que, de forma rápida e eficaz, combatam a ” pandemia demográfica” que atinge Portugal pois, a fazer fé nas estatísticas, 2021 foi o ano em que nasceram menos crianças em Portugal.

31 de Dezembro de 2021

Numa noite como outra noite qualquer
Um, dois, três … a contagem começa
e quando termina o fogo fugaz
alucina.contagia
Toda a gente
se abraça com pressa.
procura alegria
sente saúde e paz
que O ano novo está presente
e o velho ficou para trás

30 de Novembro de 2021

A época natalícia aproxima-se e, novamente, a incerteza quanto às reuniões familiares adensa-se. Se antigamente, por outros motivos, este afastamento era mitigado pelo envio de cartões de Boas Festas, presentemente, com as novas tecnologias, o envio de mensagens tornou-se preponderante.

Assim, de forma preguiçosa, mas bem intencionada, sugiro algumas mensagens de natal:

“Caro amigo, nesta época natalícia desejo-te Tudo e Nada. Tudo que te faça feliz e nada que te faça sofrer.”

“Que os teus melhores momentos do passado sejam os piores no futuro. Feliz Natal!”

31 de Outubro de 2021

Escrevi, no artigo do mês de setembro, que os perdedores das eleições autárquicas não deviam ser ostracizados.

Um amigo de longa data, questionou-me pelo uso desta “palavra cara” e sobre o seu significado. Teria a ver com ostras?

Quanto ao seu significado foi fácil explicar que ostracizados queria dizer excluídos. Quanto à outra questão não soube responder, mas como fiquei com a pulga atrás da orelha, fui pesquisar e, sem palavras muito caras, vou tentar explicar.

30 de Setembro de 2021

Ontem foi dia de eleições autárquicas. Glória aos vencedores, honra aos vencidos. Todos deram o seu melhor.

Aplaudir quem as ganhou nem deveria sequer merecer discussão. Democraticamente deve ser a regra, ser o óbvio, a cortesia e o reconhecimento. Da mesma forma, quem não as venceu não deve ser ostracizado.

31 de Julho de 2021

Cartazes, estrategicamente colocados, lembram-nos que, no próximo dia 26 de setembro, realizar-se-ão Eleições para os Órgãos Autárquicos.

Estas eleições são as mais democráticas de todas as eleições pela participação de milhares de candidatos que, filiados em partidos ou não, procuram, pelo menos prometem, fazer o melhor nos seus concelhos ou freguesias. A todos eles “tiro o chapéu”.

30 de Junho de 2021

Este ano celebramos o primeiro centenário de nascimento de Matilde Rosa Araújo, ilustre ficcionista, poetisa, cronista e pedagoga. Tendo nascido em Lisboa, a 20 de junho de 1921, faleceu a 6 de julho de 2010, nesta mesma cidade.

Foi autora de mais de 40 livros para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, com publicações nacionais e estrangeiras, tendo sido agraciada com vários prémios.

A sua poesia transporta uma sensibilidade atenta ao cosmos, em perfeita comunhão entre seres vivos e a natureza.

31 de Maio de 2021

No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, foi lançado pelo governo, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um novo jogo de lotaria instantânea denominado “Do Património Cultural”.

Dir-me-ão que é uma raspadinha como outra qualquer, apenas diferente no beneficiário pois esta servirá para angariar verbas para um Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

A receita, estimada em cerca de cinco milhões de euros anuais, será canalizada para as despesas relacionadas com a valorização patrimonial.