PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

José Baptista

31 de Outubro de 2022

A pobreza é uma realidade que flagela, segundo estimativas da ONU, cerca de 1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sendo quase metade crianças e jovens. Com a finalidade de alertar e sensibilizar a sociedade civil para esta realidade foi instituído o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que é, anualmente, celebrado a 17 de outubro em todo o mundo.

30 de Setembro de 2022

Ultimamente muito se tem falado do futuro aeroporto de Lisboa. Ficámos a saber que lá para finais do próximo ano se saberá a sua localização. Sendo verdade que desde 1969 se procura a dita localização e que já se gastaram mais de 70 milhões de euros (que davam para construir dois aeroportos iguais ao de Beja) em projetos e outros estudos é de espantar, não é?

31 de Agosto de 2022

No mês de agosto, tenho uma inclinação natural para poupar energias, ou seja, torno-me um pouco preguiçoso.

Confessado o meu pecado fio-me na sabedoria popular: “quem oculta os seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia”.

Sendo assim, enquanto “ardem os montes e secam as fontes” e “com bom sol se estende o caracol”, resolvo adiar a escrita do artigo relativo a este mês, convencido que “cesteiro que faz um cesto faz um cento, dando-lhe verga e tempo”.

31 de Julho de 2022

Os incêndios voltaram a atingir o nosso território. Mais para o fim do verão, na hora de fazer contas, constataremos que se consumiram milhares de hectares de floresta, gastaram-se milhões de euros em meios de combate e, intimamente, sabemos que todo este empenho foi um pouco inglório. Para o ano volta tudo a ser igual pois não é exequível limpar a floresta. Há muito que esta deixou de ser rentável e, na situação atual, mesmo que o fosse de pouco valeria.

30 de Junho de 2022

A 40ª FAFIPA foi, contabilizando-se o número de visitantes, um êxito. O Executivo Municipal, ao empenhar-se na criação de uma edição especial onde todos, alvaiazerenses e visitantes, teriam uma forma ímpar da viver, conseguiu os seus objetivos.

31 de Maio de 2022

Em junho, como forma de homenagear as crianças e também com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que elas enfrentam, comemorase o Dia Mundial da Criança.

Nos denominados países desenvolvidos, o dia é festejado recorrendo às mais díspares atividades que, por vezes, são uma forma encapotada de mercantilizar a data. Esquecemo-nos, frequentemente, das crianças fugidas à guerra e daquelas que morrem de desnutrição e falta de assistência médica.

30 de Abril de 2022

Em 2022 já são mais os anos vividos em democracia do que em ditadura mas comemorar o 25 de abril, Dia da Liberdade e da Democracia, ainda fará sentido? Fiz a mim mesmo esta pergunta ao visionar o comentário semanal de Marques Mendes na televisão, Não é que, e enquanto ele dissertava sobre o 25 de abril, apareceu no ecrã, em letras garrafais, a legenda: “Dia da Liberdade e da Revolução dos Escravos”? Sim, valha-me santa Engrácia, dos Escravos! Como é de supor, escangalhei-me a rir.

31 de Março de 2022

Atravessamos uma época de crescente medo e incerteza. Como se não bastassem as alterações climáticas e a Covid-19, agora, passados 80 anos, novamente pela mão de um ditador, a guerra regressou à Europa.

Como também é evidente, os nossos paladinos, Estados Unidos e Europa Ocidental, não são santinhos. Durante anos “engordaram o urso” e, após algumas pequenas provocações, ele despertou. Os grandes interesses económicos agradecem.

28 de Fevereiro de 2022

Os humanos são uma espécie estranha. Depois de dois anos de guerra contra um inimigo quase invisível que causou milhões de mortes e depauperou as economias de tantos (os mais pobres) países surge alguém, aparentemente louco, capaz de dar início a uma guerra de consequências imprevisíveis.

Somos piores que bichos e a única coisa certa é, para muitos, a morte que chegará mais cedo. Apetece-me dizer que não toca quem deveria tocar…

31 de Janeiro de 2022

No momento em que escrevo este artigo, ainda decorre a campanha eleitoral e tenho verificado que se fala muito sobre os direitos dos animais e pouco ou mesmo nada sobre a sobrevivência do nosso sistema de Segurança Social.

Ao futuro governo, independentemente da sua cor política, cabe a árdua tarefa de agir e implementar medidas que, de forma rápida e eficaz, combatam a ” pandemia demográfica” que atinge Portugal pois, a fazer fé nas estatísticas, 2021 foi o ano em que nasceram menos crianças em Portugal.