PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Apontamentos

31 de Agosto de 2020

Assinalam-se este ano os 200 anos da revolução liberal de 1820. No dia 24 de agosto deste ano, as tropas estabelecidas na cidade do Porto, juntaram-se para demonstrar a sua oposição à regência, controlada por oficiais ingleses, que governava em nome de D. João VI que, na véspera das invasões francesas, se refugiara no Brasil.

Este movimento que contou com a adesão popular e de outros setores sociais, pretendeu pôr fim ao regime absolutista vigente e representou a primeira tentativa de implantação de um regime constitucional, tal como já acontecia em alguns países europeus.

A exigência do regresso do rei a Lisboa e a convocação de cortes com vista à elaboração de uma Constituição para o país foi um passo de crucial importância para a história contemporânea de Portugal.

A instauração deste novo regime criou condições políticas e institucionais para erguer um novo modelo de desenvolvimento.

Neste momento em que a nossa sociedade está ávida de soluções para os problemas coletivos e individuais, devido à pandemia Covid-19 que mina a os alicerces da nossa civilização, talvez apareça também algum tipo de revolução. Há quem diga que será a denominada revolução digital. Será esta uma oportunidade ou uma obrigação?

Os riscos de tal revolução serão, certamente, desemprego massivo pela automação dos processos produtivos, pela perda de privacidade, dependência da internet e da inteligência artificial.

Será o futuro mais humano? Há quem diga que tudo vai ser maravilhoso pois vamos ter muito mais tempo livre, mais e melhor saúde mas a verdade é que, se as coisas não correram assim tão bem, e tal como nos ensina a história, os cidadãos mais vulneráveis serão os primeiros a “pagar as favas”.

Termino dando a informação que iniciarei, na próxima edição, um novo espaço, denominado Alvaiázere Natural, onde, através de registo fotográfico, procurarei divulgar a biodiversidade da nossa região.