2022 será sempre recordado nas próximas gerações como o ano em que a Humanidade conseguiu vencer (se assim se pode dizer) uma inesperada pandemia, que deixou marcas profundas na nossa sociedade, tendo vitimado mortalmente cerca de 26.000 Portugueses com 5.5 milhões de infetados, sendo que Alvaiázere registou 2854 casos positivos e 29 vítimas mortais.

Mário Bruno Gomes
Pensava sinceramente não ter de escrever mais sobre o (des)governo deste Pais… mas António Costa e seus pares não me dão descanso!
Quando pensava que um governo não podia descer mais baixo do que nos tem mostrado e eis que o nosso primeiro ministro (e escrevo com letra minúscula), dá uma entrevista à revista Visão onde ultrapassa todos os limites da decência e mesmo da educação a que um PM é obrigado.
Tratar os deputados de um partido da oposição (e aqui refiro que não é o meu partido) por “queques” que “guincham” não é palavreado que um PM decente possa utilizar.
Temos assistido nos últimos meses, a um invulgar acumular de casos (uns de polícia, outros nem tanto) no nosso (des)governo.
Não é normal num governo de maioria absoluta com apenas 7 meses de governação e ainda por cima com um líder e primeiro ministro tão experiente, acumular tantos casos.
Não há semana em que membros do governo , não se vejam envolvidos em cabalas ou esquemas pouco claros.
A Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira de Alvaiázere, ficou em 165º lugar no ranking de escola de escolas Nacionais 2022, num universo de 640 escolas sujeitas a Avaliação e 4ª classificada à escala Distrital.
Na altura em que escrevo este artigo, Alvaiázere já se despediu de uma das maiores figuras da sua história. E digo isto sem exagero.
Falo pois claro da Alda. E permitamme que a trate assim pois como me disse vezes sem conta” ...Só Alda meu filho...que Donas são as velhas :)”
Alda é sinónimo de alegria, festa, risos, gargalhadas, folia, bem estar, convívio e Amizade...muita Amizade.
Podia estar aqui o dia todo a rotular a Alda de adjetivos que um dicionário não contemplaria tantos como ela merecia.
Agora já recuperado dos tenebrosos dias (e noites) da FAFIPA, já consigo escrever este artigo!
O tempo deu-me razão…
Sempre defendi a Nossa FAFIPA… esta FAFIPA!
E que sucesso foi este ano. Bom programa, muita animação, muito calor e claro está, uma boa festa.
Não me lembro de ver tanta gente numa noite em Alvaiázere como na noite do dia 10 de Junho. Eram milhares de pessoas em Alvaiázere, que puderam muitas delas conhecer o nosso território pela primeira vez.
Embora não seja da minha família política, tenho de admitir que António Costa é de longe, o melhor político Português.
Não tem nem de perto, nem de longe, interna ou externamente, ninguém que “chegue aos seus calcanhares”.
Com a maioria nas eleições de Janeiro, consegue arrumar a um canto aqueles que o levaram ao estrelato em 2015, mas que ao longo deste tempo se foram tornando insuportáveis, nomeadamente aquela cambada de “pseudo” intelectuais de esquerda do Bloco de Esquerda com as meninas Mortágua à cabeça e a “ miniatura” da Catarina Martins.
Nos últimos meses assistimos a dois casos que merecem ser evidenciados e elogiados no que toca à recuperação do património histórico edificado.
Falo da recuperação da antiga igreja de Almoster e do Armazém das Cinco vilas em Maças de Dona Maria.
Se ao longo dos tempos tantas e tantos “pseudo” especialistas do património criticaram o estado de degradação dos edifícios de que falo, é mais do que justo salientar as obras de beneficiação do que foram e são alvo respectivamente.
O ano de 2021 em Alvaiázere fica directamente ligado a dois acontecimentos. A pandemia e as eleições autárquicas.
Comecemos pela pandemia.
Com as eleições de Setembro um dos mais ilustres Alvaiazerenses dos últimos tempos deixa as funções políticas ao fim e 36 anos de atividadade. Falo de Álvaro Pinto Simões mais conhecido por “Varito”.
Ao longo de 20 anos (1985-2005) foi Presidente da Câmara Municipal tendo deixado um enorme legado atrás de Si.
Simpático, afável, amigo, cordial entre tantas outras virtudes, andar com o Varito em qualquer lado era uma autêntica aventura genealógica. Conhece todas as pessoas do Concelho pelo nome, sejam novas ou velhas, altas ou baixas, gordas ou magras.