PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Por agora, vamos bem…

31 de Agosto de 2020

No artigo do mês anterior, alertei para o facto de Agosto ser um mês decisivo no controlo de possíveis surtos de COVID-19 em Alvaiázere.

Devido ao cumprimento das regras de proteção individuais, coletiva e sociais pela maioria das pessoas (que saúdo) até à data, continuamos com zero casos ativos no Concelho.

Este valor só é possível porque também as IPPS, organismos públicos e empresas, cumpriram na integra os seus planos de contingência o que nem sempre é fácil.

Agora à que continuar e não baixar as armas.

E pegando neste ponto, o governo dá um péssimo exemplo ao permitir a “festa” do avante.

Se o comício político e a reentrê política mesmo sendo criticável pode ser realizada e até constitucionalmente protegida, já os concertos, que nada de política têm, não deviam ser permitidos.

Se os outros festivais de Verão foram proibidos, se as festas e arraiais também foram proibidas, se não se pode ir “à bola”, se as regras impostas aos restaurantes não permitiam esgotar a sua lotação, porque raio é que a “festa” do avante pode ser realizada? É no mínimo incongruente!

Podem vir dizer que vão cumprir com o distanciamento social , que vão utilizar máscaras e o diabo a sete... mas como sabemos em concertos e festivais isso é impossível, repito, impossível.

Sendo um festival que é frequentado por pessoas de todos o País, se daí surgirem surtos a nível Nacional, quem vai ser o responsabilizado? Será que a Saúde Pública e o interesse Nacional, não estão a ser postos em causa? Porquê este regime de exceção? Ridículo.

Com o começo das aulas e mesmo com planos de contingência rígidos, alunos professores e auxiliares, vão estar mais expostos a possíveis contágios de COVID-19. É um risco que compreendo e aceito. Não era possível continuar com o ensino à distância até porque nem todos os alunos possuem meios tecnológicos que permitam acompanhar as aulas não podendo estes ser prejudicados em relação aos demais e por mais computadores que se distribuam, existem famílias que por questões profissionais não podem acompanhar os seus filhos.

Por isso é essencial que a vigilância dos encarregados de educação aos seus educandos e dos próprios professores e auxiliares seja rígida e efetiva. Acompanhar e verificar os sintomas diariamente, desinfetar os espaços de utilização comum, lavar e desinfetar as mãos várias vezes ao dia são ações essenciais para controlar esta pandemia nas Escolas. Penso que nos vamos sair bem!

Por falar na Escola. Queria aqui parabenizar todos os professores a nível Nacional. Falámos muito dos profissionais de saúde e do seu extraordinário e heroico desempenho desde o começo desta desgraçada pandemia.

Mas os professores tiveram um papel incrível. De um momento para o outro tiveram de alterar tudo… planos de aulas, adaptação a novas tecnologias, novos métodos de ensino, etc.

Foi a partir de suas casas, a pagar do seu bolso a internet, a luz e nos seus computadores que fizeram toda a diferença.

Eu sou testemunha do que fizeram, da paciência e sapiência que tiveram, do carinho com que tratavam os alunos, do esforço que empenhavam para que tudo estivesse bem. Sendo a classe profissional que a meu ver, é nos últimos anos mais mal tratada e desclassificada pelos sucessivos governos, que mais respeito perdeu (injustamente) perante a sociedade,foram extraordinários para não dizer perfeitos, no que fizeram pelo ensino e pela Escola em Portugal. Que a sociedade saiba reconhecer este esforço e que os professores voltem a ser respeitados por Pais e Alunos como o eram no meu tempo de menino,,, os Professores merecem.

Por cá a Piscina Municipal foi utilizada diariamente por dezenas de banhistas que puderam desfrutar das excelentes condições que as mesmas oferecem, depois das obras de requalificação. Um excelente espaço amplamente elogiado por todos.

Vamos entrar em Setembro. Mês estatisticamente muito perigoso no nosso Concelho em matéria de incêndios florestais. Por isso não facilite. Não faça queimadas, não utilize máquinas com sistema de corte e metal em espaços florestais e agrícolas, não realize churrascos no exterior de sua casa, não lance foguetes, etc. Além de ser proibido e sujeito a coimas é extremamente perigoso e irresponsável.

Lembre-se que na Serra de Alvaiázere está implementado um sistema de câmaras de vigilância que detetam qualquer coluna de fumo, sendo estas monitorizadas pela GNR e que permite com elevado grau de precisão saber onde é a queimada e quem a está a efetuar… Não corra riscos desnecessários.

Por si e por todos Nós.