PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Todo o Cuidado é Pouco!

31 de Julho de 2020

Vamos entrar no mês crucial para os indicadores COVID-19 no Concelho e no País.

Agosto é por norma o mês de relaxe, dos convívios, dos encontros entre familiares e amigos, das jantaradas, das esplanadas, etc.

É também o mês de entrada de muitos daqueles que a vida os afastou da terra natal e procuram agora “matar” saudades daqueles que deixaram para trás.

E é aqui que pode residir o “controlo ou descontrolo” da situação.

Se até agora (tirando o caso do lar das Vendas de Maria) Alvaiázere tem a situação COVID-19 bem controlada, é no mês de Agosto que se vai decidir ou não, a tal segunda vaga no nosso território.

É neste mês que os que agora chegam visitam familiares e amigos, convivem com os vizinhos onde se podem cometer atitudes de risco, onde o uso de máscara é muitas vezes esquecido ou distanciamento social não é respeitado.

Neste sentido, é muito importante continuar a cumprir à risca as orientações emanadas pelos organismos competentes e onde não podemos vacilar um minuto sequer.

Pode custar a Avó não dar o beijinho e o abraço ao neto que não vê há tanto tempo, deve custar e muito o filho não poder dar aquele carinho à Mãe e ao Pai que não vê há um ano, deve ser muito difícil não poder visitar e levar para casa ou até a almoçar aquele familiar que está no lar. Deve custar eu sei, mas infelizmente não pode ser.

Espero que tenham especial atenção a este aspeto. Os doentes com COVID que estão internados e que estão nos cuidados intensivos dos hospitais bem como as vítimas mortais, são na sua maioria pessoas idosas. E é aqui que reside o grande perigo de Alvaiázere já que a nossa população tem uma média de idade elevada e é por isso um grupo de risco elevado.

Penso que se conseguirmos passar o mês de Agosto sem casos ou sem um número significativo de casos, poderemos encarar o futuro com mais otimismo.

Por isso siga à risca e faça cumprir normas tão simples como usar máscara em locais públicos, cumprir o distanciamento social, cumprir a etiqueta respiratória, lavar ou desinfectar as mãos várias vezes ao dia ou evitar locais com muitas pessoas.

Lembre-se. A sua atitude pode marcar a diferença para com os que mais gosta.

Agora uma boa notícia. As obras da zona industrial de Pussos S. Pedro (eu prefiro chamar-lhe assim) já começaram. É a obra mais importante de Alvaiázere dos últimos 25 anos. É agora ou nunca. Vamos acreditar!

Boas férias.