Mais uma vez o nosso jornal é o reflexo destes tempos de pandemia que tardam a largarnos, no entanto não podíamos deixar de registar o testemunho das alternativas encontradas para as tradicionais festas e arraias que por todo o concelho traziam alegria à população neste mês de agosto e também dinâmica à economia local. É gratificante verificar a criatividade e o esforço feito por todas as Paróquias de as festejar. Em todas ressalta uma vivência mais genuína da fé, marcadas por mais simplicidade e de grande significado.
Os jovens acompanharam estes movimentos por todo o concelho, em especial em Maçãs de D. Maria realizando um arco tradicional, de temática atual, que pretende agradecer, desta forma original, a todos os profissionais de várias áreas, que nunca pararam, nem podem atualmente parar, no combate constante desta pandemia. Um gesto que a todos agradou e merece parabéns.
Continuamos com a Diáspora Da Nossa Gente que nesta edição nos deixa um testemunho da experiência pessoal de José Ramos, cidadão do mundo, a viver em Cracóvia que passou também por França com os seus pais e irmão gémeo, Alfredo, permitindo mais uma reflexão sobre a evolução dos tempos no que diz respeito à emigração, tão diferente nos seus desafios, mas, ainda assim, essencialmente igual nas suas causas. Um percurso multifacetado que, na sua vertente de arquiteto, projetou o Parque Municipal da Avanteira na Pelmá, frequentado principalmente pelos mais jovens que exploram as potencialidades de um parque diferenciador em qualidade e multifunções do nosso concelho e que merece mais divulgação de forma a que a população o possa visitar e usufruir.
Outra temática desta edição é a retrospetiva fotográfica, no centro da vila, do século XIX até ao momento atual. Pretendemos despertar reflexões e opiniões no âmbito da requalificação do centro da vila, na relação gastos e benefícios quer na questão estética. Ainda neste âmbito das obras publicamos o comunicado na íntegra da Al-Baiäz, Associação de Defesa do Património que também nos deixa uma informação de grande importância histórica do nosso passado sobre a passagem do epigrafista Mariangelo Accursio por Alvaiázere, em 1527.