PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Solidariedade e Interculturalidade

Editorial

Solidariedade e interculturalidade marcaram a edição deste jornal de maio. Destaque para o nosso cortejo dos BVA que animaram as ruas da vila e que demonstrou a solidariedade, reconhecimento e gratidão da população alvaiazerense para com os seus Bombeiros, que estão sempre presentes em horas de maior aflição ou de grandes alegrias, como é o caso de contribuírem, em segurança, ao nascimento de novas vidas. Também são os nossos bombeiros que ajudam a darem as melhores respostas aos mais vulneráveis, num espírito de fraternidade, principalmente no setor da saúde.

Neste campo, não podemos de deixar de ter orgulho, nos professores da ETPSICÓ que aceitaram o desafio, perante a situação dramática vivida com a guerra no Leste Europeu e, consequentemente, com a fuga de mais de 2,5 milhões de refugiados para a Polónia, de colocaram em prática o voluntariado, em Cracóvia, na Polónia, demonstrando a sua solidariedade para com o povo ucraniano. Uma missão concretizada em pleno e que servirá como exemplo aos mais jovens, de que ajudar o próximo dignifica o ser humano e contribui para a construção de um mundo mais solidário e fraterno.

No âmbito da interculturalidade destaque para a comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, onde coexistem alunos de várias nacionalidades, concretizando, assim, um programa de grande diversidade cultural. Este contribuiu para reforçar a educação na interculturalidade, pela partilha de valores da solidariedade, da liberdade, da igualdade, da fraternidade e de uma cidadania plena sem preconceitos. Ainda neste sentido revela-se de extrema importância a participação de alunos no projeto “Hello Teenager”, coordenado pela escola de Orivesi, na Finlândia e com a presença também de alunos das escolas da Croácia, Alemanha e Itália. Mais uma experiência enriquecedora, que permitiu aos alunos compararem métodos de ensino e formas de aprender diferentes, e outras vivências em comunidade e na escola.

Nesta partilha de saberes também se insere a iniciativa da ETPSICÓ a “Escola CriAtiva”, orientada para o aprofundamento da interação escola-comunidade. E ainda ateliers e demonstrações de atividades tradicionais proporcionadas, pelo Museu Municipal de Alvaiázere, com a dinamização da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus.

Estas comemorações foram recheadas de momentos de partilha de artes, saberes e de sabores tradicionais, permitindo uma reflexão sobre a importância da preservação do património musical, artístico e gastronómico do nosso concelho.