PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Teodora Cardo

31 de Maio de 2021

Os ecossistemas e a preservação do solo são decisivos para o fornecimento de inúmeros serviços ambientais, proteção da biodiversidade e produção de alimentos. A investigação recente tem demonstrado o papel fundamental e o potencial de utilização dos organismos do solo no aumento da fertilidade e produção de alimentos, purificação do solo e da água.

30 de Abril de 2021

Neste mês celebrámos duas datas de relevante importância a 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e a 25 de abril o Dia da Liberdade, e as duas entrelaçam se pela cultura, pois o livro é um bem cultural, que remete para o desenvolvimento da literacia e da liberdade.

O livro permite ainda abrir asas a outros sonhos, para além da literatura, a artes ancestrais, como o teatro, a dança e a música rompendo com o medo de outros tempos que atrofiavam o pensamento.

31 de Março de 2021

Na edição deste jornal cruzam-se eventos e comemorações recheados por uma particular dimensão de solidariedade vincando o sentido deste tempo de Páscoa.

28 de Fevereiro de 2021

Mais uma festa, da nossa cultura ancestral, que esta pandemia vai adiar. Um adiamento em múltiplas dimensões: da religiosa à social, da afetiva à familiar, da solidária à pessoal.

Até quando? O fim total é difícil de prever…

Vivemos neste mês de fevereiro momentos muito dolorosos com a perda de muitos familiares e amigos e outros lutando de forma desesperada pela vida arrastando um forte sofrimento e muita preocupação pelo acompanhamento, à distância, dos que lhes são mais queridos.

31 de Janeiro de 2021

Infelizmente o cenário de 2021 não será diferente de 2020, apesar da ténue esperança que representam as vacinas. Vivemos tempos muito difíceis e amargurados que se agudizam dia para dia com os resultados da pandemia.

Temos que ser cada vez mais assertivos e responsáveis cumprindo as regras com rigor para a segurança de todos. Tempos de solidão que felizmente podem ser ultrapassados online, que nos possibilita a partilha de experiências criativas, artísticas, científicas e ambientais.

Apesar de todas as comodidades, as amarras da pandemia, roubam-nos a liberdade.

25 de Janeiro de 2021

O século XXI, que estamos a viver, tem sido, simultaneamente, um século de factos positivos e de outros que muito nos têm atormentado, como os que estamos a viver desde o passado mês de março.

Relativamente à emancipação e afirmação das Mulheres, de forma galopante, têm-se diluído muitas fronteiras que relegavam as mulheres para segundos planos, até na divisão técnica do trabalho, em que, frequentemente, se ouvia, despudoradamente, dizer: “isso não é trabalho para mulheres!

30 de Novembro de 2020

Apesar da pandemia o nosso jornal reflete também a paleta de cores do outono, em que a natureza substitui as suas vestes verdes por outras roupagens policromáticas. É nesta estação do ano que podemos contemplar o processo de transmutação que facilita a renovação dos ciclos de vida.

31 de Outubro de 2020

A edição do nosso jornal deste mês de outubro, como compete a um jornal regional, revela aos seus leitores a realidade no nosso concelho em todos os campos desde o económico, social educacional e cultural.

A nível económico, dado o impacto que teve e irá ter a empresa BGW.S.A. (Bio Green Woods), com a sua implantação na área empresarial de Rego da Murta procurámos, com imparcialidade, ouvir as forças vivas da freguesia e uma cidadã, assim como o presidente da empresa, para obtenção de esclarecimentos sobre esta.

30 de Setembro de 2020

E tudo mudou, porém a maré de incertezas que nos invade não nos impede de lançar a âncora procurando oportunidades nas diversas situações da vida sempre à procura de melhor qualidade de vida. Experienciar desafios ambientais e culturais diferenciadores, participando em percursos de espaços, que nos levem à criação de cenários e que nos envolvam numa convergência para o plano artístico com destaque para a descoberta do património natural e cultural numa descoberta da vida que desperte os sentidos e nos acorde deste adormecimento que a pandemia nos provocou atrofiando a mente e o espirito.

31 de Agosto de 2020

Mais uma vez o nosso jornal é o reflexo destes tempos de pandemia que tardam a largarnos, no entanto não podíamos deixar de registar o testemunho das alternativas encontradas para as tradicionais festas e arraias que por todo o concelho traziam alegria à população neste mês de agosto e também dinâmica à economia local. É gratificante verificar a criatividade e o esforço feito por todas as Paróquias de as festejar. Em todas ressalta uma vivência mais genuína da fé, marcadas por mais simplicidade e de grande significado.