PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Comemorações

30 de Junho de 2019

Na edição deste mês o destaque vai para as comemoraçoes do Dia do Concelho, 13 de junho, que decorreram de 9 a 16 de junho e que integraram a 2º edição do Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo” em homenagem às vítimas dos incêndios florestais.

As comemorações associadas a este dia foram sofrendo alterações, assim como o dia comemorado. O decreto de 12 de outubro de 1910, criou os feriados nacionais e possibilitou aos Municípios adoptarem um dia que os representasse, assim, em Alvaiázere, antes da data agora assinalada, o feriado municipal era no dia da quinta-feira da Ascensão. Este dia foi só feriado nacional até 1952, pelo que muitos concelhos instituiram-no como feriado municipal, para colmatar a falta do feriado oficial, pela sua faceta religiosa, e também, por ser o dia da espiga, com grande implementação popular, que remonta à antiguidade, das culturas com rituais pagãos, no pedido da obtenção de boas colheitas, origem da tradição da recolha do ramo da espiga.

A mudança do feriado municipal para o dia 13 de junho surgiu ligada à saudosa FAFIPA, e pela possibilidade de se poder envolver o feriado nacional do dia 10 de junho e principalmente para permitir que o grande número de alvaizerenses radicados em Lisboa pudessem participar nesta efeméride. Assim perdeu-se o sentido histórico da criação deste feriado municipal, transferindo a FAFIPA para outra data.

De referir que o programa das comemorações iniciou no dia 9 de junho, mas teve uma interrupção nos dias 10 e 11, não se aproveitando o feriado nacional, por outro lado algumas atividades saem afetadas, sem a alegria e animação que a FAFIPA trazia, tais como, as belíssimas Marchas Populares e a Missa do Santo António. A alteração da rota do desfile, sem passar pelo centro da vila, também não dignificou este, e lesou o comércio local.

De salientar, os aspetos que enobreceram as comemorações, a Romaria e o XXXI Passeio Equestre, com a introdução do fado, cantado pela Lara Pedrosa, neta de Artur Pedrosa, fundador e impulsionador destas atividades, sendo esta, seus pais e tios muito aficionados na arte equestre e também seus dinamizadores.

Outro aspeto inovador, a Gala Desportiva, pela importância no reconhecimento de todos os envolvidos na educação desportiva, um dos pilares fundamentais de qualquer sociedade e pela procura da excelência.