PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Oportunidade de reflexão

31 de Março de 2020

A situação que estamos a enfrentar é excecional e não tem paralelo na história coletiva das últimas décadas, as mudanças nas rotinas das famílias e da sociedade de repente foram radicalmente transformadas. Certamente também novas preocupações, com os idosos que são os mais vulneráveis, com as crianças que ficam irrequietas fechadas em casa, com os alunos e professores que transformam suas casas em escolas. E assim a ameaça pandémica da Covid-19 ataca-nos de diversas formas, ao isolamento social, à exigência do trabalho feito à distância, que duplica e triplica e quase também não nos deixa respirar. Como professora foi o que senti nestas duas últimas semanas responder individualmente todos os alunos por email, porque foi esta a forma utilizada foi de uma exigência brutal, embora com aspetos positivos por incrível que pareça fiquei a conhecer algumas facetas dos alunos que desconhecia pois os mais tímidos ficaram mais desinibidos o que foi gratificante, porém a dificuldade na transmissão de conhecimentos é visível..

Foi um período de aprendizagens mútuas e com elas iremos encontrar novas oportunidades que nos ajudem a que os nossos alunos possam usufruir dos conhecimentos que tínhamos intenção de proporcionar-lhes. Esperemos que esta situação seja ultrapassada o mais depressa possível e com o menor número de lesados, pelo que urge fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, pelo nosso bem e sempre a pensar nos outros.

Este vírus que viaja no tempo à velocidade da luz e ocupa lugares sem reservar espaços além de provocar e espalhar doença e mortes, também irá contribuir para uma profunda mudança na socialização entre as pessoas de todo o mundo. E por paradoxo que pareça também já contribuiu em poucos meses para a diminuição da poluição, cerca de 12% em muitos países provocando também uma oportunidade única de critica, de reflexão, e de educação para os valores da cidadania e da partilha.

Assim como também podemos e devemos aproveitar esta situação principalmente com os mais jovens numa perspectiva pedagógica de educação para os valores humanos.