PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

“Dia Internacional do Amigo”

31 de Julho de 2023

Editorial

No dia 30 de julho comemorou-se o “Dia Internacional do Amigo”, a seguir à família é uma preciosidade termos amigos verdadeiros e do coração, para partilharmos alegrias e tristezas, celebrando no dia a dia a amizade sincera. Nesta edição a reportagem efetuada pelo encontro de dois coros de, terras de chícharo, faz jus a este dia, assim como as atividades desenvolvidas nos dias das dioceses com o apoio das Famílias de Acolhimento, que tiveram a generosidade de acolherem os peregrinos estrangeiros, num abraço amigo, aberto à diversidade cultural, em que as barreiras linguísticas foram atenuadas pelo bem querer, com determinismo e coragem, galgando dificuldades na busca e partilha do amor, carinho e alegria entre todos os seres humanos e no desenvolvimento da sua Missão na Terra, num encontro particular da celebração do “Dia Internacional do Amigo”.

E neste âmbito é uma distinção acolhermos a Jornada Mundial da Juventude no nosso país, num período de férias, num momento de merecido descanso e de sensação de dever cumprido. Esperemos que estas Jornadas abram caminhos para novas amizades, com vivências diferentes, contribuindo para um mundo mais inclusivo e mais feliz e todos ficarem com a mesma sensação de férias, de missão cumprida.

Celebrou-se também no passado dia 26 de julho o “Dia Internacional dos Avós”, que casa tão bem com o “Dia internacional do Amigo”, pois urge a necessidade de respeitar os mais velhos e ter reconhecimento pelo seu conhecimento acumulado, demonstrando nos nossos atos quotidianos o quanto são importantes para o Mundo girar com amizade.

É nosso dever impulsionar e criar laços, que permitam partilhar momentos de diversão e de aprendizagem, num universo repleto de imaginação e de liberdade, ligando, para sempre, as gerações.

Que as JMJ 2023 permitam com respeito pela diversidade desenvolver a emoção, a criatividade, a liberdade e a aventura, abrindo um novo caminho para a apreensão e prática destes valores cada vez mais essenciais e preciosos conforme prosseguimos neste novo tempo deste século.

Que o entusiasmo, a alegria e a intensidade vivida pelos jovens nestes dias de preparação nas dioceses os levem a absorver, com sensibilidade, a mensagem do Papa Francisco nas JMJ 2023, para a construção de um novo Mundo de amor e paz, com respeito por diferentes diálogos e identidades múltiplas.