PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Ideias Inspiradoras

31 de Outubro de 2020

A edição do nosso jornal deste mês de outubro, como compete a um jornal regional, revela aos seus leitores a realidade no nosso concelho em todos os campos desde o económico, social educacional e cultural.

A nível económico, dado o impacto que teve e irá ter a empresa BGW.S.A. (Bio Green Woods), com a sua implantação na área empresarial de Rego da Murta procurámos, com imparcialidade, ouvir as forças vivas da freguesia e uma cidadã, assim como o presidente da empresa, para obtenção de esclarecimentos sobre esta.

Outra ideia inspiradora e desafiante, tanto a nível económico, como social, foi a que levou à construção de um lar de idosos pelo Centro Cultural, Recreativo e Social da freguesia de Pussos, pelo que fomos ao encontro do seu presidente para um balanço das obras em curso.

A nível educacional ingressaram no Ensino Superior 93% dos alunos da escola básica e secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, esperamos que alcancem com sucesso a concretização das suas ambições profissionais. Também a aluna Laura Guerreiro obteve a medalha de prata nas Olimpíadas Nacionais de Matemática contribuindo para elevar o nome de Alvaiázere e servir de inspiração para outros alunos.

Na área cultural a instalação do baloiço na serra, resultou de uma ideia inspiradora permitindo a contemplação para a reflexão interior e do mundo que nos rodeia. Ainda nesta área podemos visualizar a concretização de ideias inspiradoras na exposição “Conversas em Tecido” de Carla d`Albergaria no Museu Municipal de Alvaiázere.

No âmbito desta vertente cultural também Alvaiázere pode sentir-se orgulhosa pelo artista José Antoine Costa, revelado na “Diáspora da Nossa Gente”. Em que nos mostra como a fotografia pode ser um meio relevante para partilhar a nossa história e registar experiências de vida. Para este a fotografia é uma linguagem, que deve provocar uma emoção, dar um testemunho, contar uma história ou revelar um instante. Na revista Lense Magazine, Costanza Spina refere, “Fotógrafo do ser humano, José Antoine Costa inclui em suas fotografias uma visão do mundo estético em busca de beleza interior e plástica que dá origem a imagens ricas de significado, criando momentos de graça”.

Na Diáspora, demonstramos a importância da fotografia no seu percurso artístico que foge da fotografia do visível para ser criativo e transmitir emoção concebendo também ideias inspiradoras que nos convocam para universos singulares.