PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Vida Terra e Mãe

31 de Maio de 2021

Os ecossistemas e a preservação do solo são decisivos para o fornecimento de inúmeros serviços ambientais, proteção da biodiversidade e produção de alimentos. A investigação recente tem demonstrado o papel fundamental e o potencial de utilização dos organismos do solo no aumento da fertilidade e produção de alimentos, purificação do solo e da água. Todavia, o crescimento da população humana e das suas necessidades e hábitos alimentares tem levado a uma procura crescente de solos agrícolas e à consequente destruição de importantes habitats naturais, bem como à intensificação das técnicas de produção agrícolas e pecuárias, com graves consequências na degradação da qualidade dos solos e dos organismos, emissão de CO2 e uso alargado de agroquímicos tóxicos.

Urge fazer uma maior sensibilização da importância de uma alimentação sustentável na conservação dos ecossistemas terrestres, dos solos e planeta, e na melhoria da nossa relação com o meio ambiente, já que estes comportamentos influenciam a conservação da vida na Terra. Assim como termos uma maior preocupação pelas populações mais vulneráveis e com direito a uma alimentação adequada.

O Dia Internacional da Biodiversidade comemorado no passado dia 22 de maio veio relembrar e promover para a consciencialização de toda a população, mas especialmente dos mais novos, para a importância da biodiversidade, ambiente e sustentabilidade e para a necessidade de uma participação mais ativa de toda a comunidade nesta causa que é de todos e que depende o futuro da humanidade.

Envolver a comunidade educativa é crucial para se conseguir a sustentabilidade e cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.

Mas nada se conseguirá sem o envolvimento e comprometimento dos representantes políticos e governamentais de todo o Mundo numa mobilização de partilha de experiências e das melhores práticas para uma coesão social entre as sociedades e a sustentabilidade ambiental.

E neste contexto da mãe vida terra, nunca é demais reconhecer o papel da mãe mulher na sociedade e na continuidade da vida humana, aproveite agora o poderem voltar a reunir-se para a surpreender e lhe demonstrar o seu carinho e gratidão, como ela merece, prolongando, por todos os dias do ano, a comemoração recente do DIA DA MÃE.