PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

Um rombo difícil de consertar

Neste mês de Fevereiro foi dado a conhecer o relatório final da Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais de crianças na Igreja Católica.
Este relatório revela 512 testemunhos validados de abusos na Igreja Católica maioria dos quais em locais como seminários, colégios internos ou instituições de acolhimentos, sacristia, confessionário, a casa do pároco e no seio dos agrupamentos de escuteiros.
Importa referir que esta comissão é constituída por pessoas de elevada reputação quer social quer profissional, onde têm lugares pessoas como Pedro Strecht, Ana Nunes de Almeida ou ainda Daniel Sampaio e Laborinho Lúcio, conferindo assim muita credibilidade ao relatório apresentado.
Confesso que me senti aterrorizado com os resultados apresentados e pela gravidade dos testemunhos. Como é que é possível isto acontecer e acontecer onde por tudo o que foi a minha educação católica, nunca poderia acontecer?
Sinto-me de certo modo, traído sinceramente…
Importa punir severamente quem cometeu estes crimes. A Igreja não pode de modo algum defender, compactuar e encobrir os criminosos que cometeram estes crimes hediondos e deve imediatamente se possível pedir desculpa a todos aqueles e aquelas que foram vítimas.
Mas importa não confundir a árvore com a floresta.
A igreja tem pessoas maravilhosas, quer sejam padres, bispos, simples católicos e o seu exemplo máximo o Papa Francisco, Homem de uma grandeza galática.
É a estes bons exemplos que todos os Católicos se têm de “agarrar”.
É nestes bons exemplos que todos os Católicos Portugueses devem divulgar o Catolicismo e a Fé em Cristo.
Sem esquecer todas as vítimas que devem ser apoiadas e ressarcidas de todos os males que lhes fizeram, devemos a partir de agora estar mais atentos, ser mais controladores de sinais que possam vir da sociedade civil e que possam comprometer a integridade de pessoas inocentes.
Nós Católicos e sociedade em geral, temos de fazer parte da solução.
Aos tribunais judiciais e não o tribunal Canónico, pois estes crimes e quem os cometeu têm de ser devidamente julgados, têm de julgar quem tem de ser julgado e condenado quem tiver de ser condenado…sem pena e compaixão
A todos os que sofrem e sofreram com estes crimes, a minha solidariedade se isto servir para algo.
Recebam um abraço