PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

Vencedores e Derrotados

O dia 10 de Março trouxe a Portugal o que temia que podia acontecer.

E digo temia porque na minha modesta opinião, Portugal encontra-se ingovernável com os atores politicos que hoje temos, nomeadamente Pedro Nuno Santos com a sua postura menos moderada e Ventura com a sua falta de caracter e populismo demagogo, tornando a conciliação politica moderada muito dificil de acontecer.

Mas vamos à análise dos resultados.

Vencedores:

– A Direita Portuguesa. Saí com 56% dos votos nestas eleições e note-se, as mais concorridas dos últimos 30 anos

– A AD e Luis Montenegro. Partindo numa posição desfavorável nas sondagens e de imagem, Luis Montenegro conseguiu fazer um campanha muito séria e sóbria, catapultando a AD para uma vitótia que embora tangencial é uma vitória. Em democracia é assim. Por um voto de ganha, por um voto se perde.

Espero que forme um governo forte, quer política quer socialmente com valores válidos. É essencial dar confiança aos Portugueses e a Portugal. A AD não pode desperdiçar esta oportunidade que Portugal lhe deu de governar. Vai ser preciso muito jogo de cintura e paciência democrática, mas vai ter de ser assim. Não sei se vai aguentar o “não é não” mas tem de ter muito cuidado nas negociações.

– André Ventura. E digo André Ventura e não o CHEGA porque este partido, é um partido de um homem só. Se perguntar aos leitores deste artigo quem são os vice presidentes deste Partido, muitos não saberão quem são. Passar de 12 deputados para 50 é obra. E aqui reside o perigo deste partido. Ventura é inteligentíssimo, astuto, mas infelizmente sem carácter. Faz o que tiver o seu alcance para atingir os seus fins, senão vejamos. Ventura é contra o sistema político mas nos últimos dias não fez mais do que “prostituir-se” por um lugar no governo. Fala e age como se fosse governo e não oposição. Os seus eleitores seguem-no de uma forma cega e fazem de tudo para o agradar. Temo que o parlamento se torne num circo autêntico tal é a falta de saber ser e saber estar da sua bancada parlamentar. O que fez no dia da eleição do Presidente da Assembleia da República é prova disso mesmo. De manhã vota a favor mas à tarde, não é não. Este zig zag permanente agrada o populismo que o alimenta. A ver vamos como vai correr esta legislatura, mas pelo que observei até agora não vai ser fácil para Montenegro.

Derrotados

– O PS. Perde 42 deputados (1/3 da sua bancada parlamentar) depois de 8 anos de governo os ultimos 2 em maioria absoluta. Desperdiçar uma maioria e ser julgado desta maneira pelos eleitores foi muito cruel. O PS só ganhou onde tinha os seu eleitorado como cliente, tal como os subsídio-depedentes, o maior número de funcionários públicos e o maior número de pensionistas que ainda não perdoaram Passos Coelho.

Pedro Nuno Santos com a sua posição pouco moderada a dar-se melhor com a esquerda radical do que com o centro foi julgado e bem pelos Portugueses. Mas aqui uma nota. Portou-se muito bem ao indicar uma solução para a Presidência da AR. A posição de fazer uma Presidência rotativa com a AD de modo a por o CHEGA no seu lugar foi de génio e conseguiu com esta atitude ganhar muitos pontos. Que seja assim mais moderado no futuro para o seu bem e para o bem de Portugal.

– Augusto Santos Silva (ASS). Não foi eleito deputado sendo o primeiro Presidente da Assembleia da República a não ser eleito como deputado. ASS é um “troliteiro” da política e teve o que mereceu e fez por merecer. Espezinhou André Ventura e foi o partido deste que o mandou para fora do Parlamento. Não fosse o processo da eleição para a Presidência da AR e Ventura ainda estaria a esta hora a “coçar-se” de tanta alegria e gargalhadas. ASS dizia que “lhe dava prazer de malhar na direita”, apoiou Otelo na sua candidatura a PR, é um trotskista radical e só teve o que mereceu…o karma é tramado.

Agora por cá. Foi inaugrado o Parque Botânico da Mata do Carrascal. Um projeto interessantissímo e muito feliz da CMA. Este espaço já merecia há muito esta intervenção. Um espaço onde se pode caminhar, correr, observar a natureza, fazer desporto, conviver, fazer um delicioso pic-nic, sempre em harmonia com a natureza que caracteriza aquele espaço. Agora que os dias começam a estar mais convidativos para este usufruir da Mata do Carrascal, usem e desfrutem do que de melhor temos, mas não se esqueçam das regras básicas da educação e cidadania. Se sujou limpe, se desarrumou arrume, se estragar arranje mas se vir alguem a destruir de uma forma gratuita, a vandalizar este espaço, faça um favor… denuncie.

Estragar o que é de todos é um crime. Denunciar quem os comete, uma obrigação.

Recebam um forte abraço