PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

A vergonha da AGIF

O governo depois da tragédia dos incêndios de Pedrogão em 2017, decidiu criar (mais) um organismo do estado, com o objetivo precisamente de prevenir os incêndio florestais, gerir o espaço florestal e coordenar o combate dos incêndios.

Para isso criou a AGIF (Agência para a Gestão de Incêndios Florestais).

Esta organismo é presidido por um energúmeno de nome Tiago Oliveira, que tem vencimentos principescos pagos pelo orçamento de estado, e que tem o desplante de dizer que que os orçamentos dos Bombeiros dependem da área ardida, ou seja quanto mais arder mais ganham.

Uma mentira destas, sem que ninguém do governo nomeadamente o Primeiro Ministro o desminta, passando assim a imagem que os Bombeiros deixam arder para ter mais dinheiro do estado, deveria ser justificação para a sua demissão.

Primeiro: o estado através de uma formula pouco correta e ultrapassada no tempo, financia os Bombeiros através de duodécimos calculados entre outras variáveis com a população do concelho, a sua área, o número de serviços efetuados, o risco e suscetibilidade do seu território e nunca mas nunca a área ardida… e mesmo assim no caso de Alvaiázere não dá para pagar o combustível gasto numa só ambulância por mês.

Este senhor que está no cargo desde 2019 e não apresentou qualquer resultado do seu pouco trabalho, não gosta dos Bombeiros. Já o afirmou variadas vezes e está no seu direito. Quando precisar de Nós, lá estaremos para dizer presente e cuidar do senhor como fazemos todos os dias com quem precisa.

O que não pode é mentir e desculpar os seus fracos resultados com mentiras e acusações falsas.

Só o diz, porque sabe que é um protegido de António Costa e a estes é-lhes permitido dizer tudo e mais alguma coisa desde que sejam mentiras, aldrabices e outras coisas mais, pois já sabem que o seu “padrinho” não os deixa cair, como são exemplo o Cabrita, o Galamba, Pedro Nuno Santos e outros tantos.

O ambiente de impunidade que se vive no espectro político é intoxicador. Quem governa não se preocupa em governar bem… preocupa-se sim com ele próprio e o povo que se lixe.

Os Bombeiros não podem ser o bode expiatório das políticas fracassadas do (des)governo. Antes dos Bombeiros executarem a sua função, já falharam os dois pilares que antecedem o combate. Falo em primeiro lugar na estruturação das florestas e políticas de prevenção que depende da AGIF e em segundo lugar na fiscalização que depende da forças de segurança. Só depois entram os Bombeiros juntamente com os outros agentes de proteção civil Nacionais. Se assim é porque raio é que são os Bombeiros sempre os culpados? Se fazemos tudo bem? Não, claro que não! Mas somos sem dúvida nenhuma os que mais trabalhamos e mais empenhados somos nas missões que nos são atribuídas.

Valha-nos o carinho das Nossas populações e dos Portugueses em geral.

Já que falo nos Bombeiros queria-me despedir de um dos mais carismáticos Bombeiros que passaram pelas fileiras dos Bombeiros de Alvaiázere. Falo do Fernando Cambundo que nos deixou este mês. O Fernando era sinónimo de alegria, humildade, educação e amizade. Era querido por todos Nós e por todos os Bombeiros da nossa região. Partiu com o dever e missão cumprida… partiu um verdadeiro Soldado da Paz. Obrigado Fernando por tudo!

Recebam um Abraço do Comandante dos Bombeiros de Alvaiázere, Mário Bruno.