Editorial
Nesta edição as temáticas principais cruzamse. Revelamos a destreza dos pombos correios que voam em liberdade e conseguem fazer felizes todos os que se dedicam ao desporto columbófilo. E informamos o que foi feito no Dia Mundial do Cancro, celebrado a quatro de fevereiro, para que a prevenção atenue esta doença galopante, que nem a pandemia conseguiu abafar.
E tal como a pandemia, o cancro é uma doença que, continua igualmente a apresentar novos desafios, a fazer repensar processos, procedimentos, desafios diários na busca de respostas…exige também atualização e divulgação constante das formas como lidar com as pessoas envolvidas neste processo doloroso, que as ajude a voar no encontro da esperança e sentido para as suas vidas.
É preciso encontrar as necessárias adaptações e fortalecimentos, valorizando o essencial, que permita às pessoas restabelecidas voltar em pleno para as suas atividades, e às que estão em tratamento infindáveis encontrem espaço para voar.
E como o tempo voa, urge repensarmos as nossas vidas, e reservarmos um pouco desse tempo para partilhar com os doentes que desesperam muitas vezes na solidão, compete-nos contribuir para que possam voar no sonho, na partilha do afeto e do amor.
Participar nas diversas campanhas propostas pela Liga Contra o Cancro pode ser um bom caminho de nos ligarmos numa causa comum.
E com a devida autorização, partilho, vários trechos, de mensagens trocadas, com uma doente oncológica, “…Gente cabisbaixa, diagnósticos imprecisos, medos, Câncer que grita calado… Vidas interrompidas…E no fundo um único desejo unindo a todos: o desejo de vida na sua essência, o colorido da parede reflete isso e nos revela um contraste de sentimentos… Ah metafísicas como queria entender o sentido do indecifrável…”
Vidas dolorosas, mas que revelam muita determinação e força de viver, reflexões que nos fazem pensar, o quantas vezes somo ingratos e não agradecemos a vida que nos envolve com saúde.
Para todos os doentes votos de rápidas melhoras, com um abraço solidário de coragem e de ternura, assim como para todos os familiares, amigos e pessoal da área de saúde.