Joaquim Dionisio Lourenço homenageado na Gala “É Bom Estar Entre Amigos”

Alva Canto - Associação de Cultura

O dia 3 de fevereiro foi de festa para a Alva Canto - Associação de Cultura que festejou o seu 23.º aniversário. Assim, pelas 16h30, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, foi entre amigos que se fez a festa.

Foi justamente com o mote “É bom estar entre amigos” que aconteceu a gala de aniversário desta associação alvaiazerense, onde também se homenageou o seu sócio número um, e um dos seus fundadores, Joaquim Dionísio Lourenço, que faleceu em julho do ano passado.

O espetáculo, que durou cerca de duas horas, contou com a participação de todas as instituições do Concelho que promovem atividades artísticas e que atuaram a título gratuito. Partilharam o palco o Rancho Folclórico e Etnográfico da Associação da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria, o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos, a Banda da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, a Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere, o Grupo de Teatro da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria e as três valências da Alva Canto - Associação de Cultura, nomeadamente, oTAL | Oficina de Teatro de Alvaiázere, o Coro Infantil de Alvaiázere (CIA) e o Coral Alva Canto, a quem coube o encerramento das atuações de uma tarde onde a música e o riso contagiaram todos os presentes.

Perante um auditório repleto de gente, a homenagem a Joaquim Dionísio da Silva Lourenço foi o momento mais emotivo da tarde. Foi-lhe atribuído o estatuto de sócio honorário a título póstumo (por deliberação da Assembleia Geral da Alva Canto - Associação de Cultura), tendo sido entregue aos respetivos familiares um quadro alusivo a essa atribuição, bem como uma tela composta por diversas imagens que retratam a passagem do homenageado por aquela instituição.

Após o espetáculo, procedeu-se ainda ao descerrar de uma placa em que é atribuído o nome deste sócio fundador à sala de ensaios da Coral Alva Canto.

Ana Catarina de Oliveira