PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Férias com tempo

EDITORIAL

Com o início das férias de Verão, e a sensação de missão cumprida, chega o tempo de retemperar forças de um ano de trabalho ou de estudo.

São momentos preciosos em que devemos estimular a criatividade, viver novas aventuras que permitam conceber memórias construtivas, especialmente nas nossas crianças e jovens.

E foi neste mês a 26 de julho que foi comemorado o Dia Internacional dos Avós, data que deverá ser celebrada durante todo o ano, já que as relações entre avós e netos é fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens, mas é precisamente em tempo de férias, que estes podem explorar melhor e mais calmamente, através de jogos, leituras, conversas e passeios, a partilha de momentos de aprendizagem, de diversão, de reflexão e de imaginação, que permitam criar afetos e memórias.

Com mais tempo para num trabalho geracional e em equipa ajudar todos a deixarem também de férias os telemóveis, que cada vez mais viciam a sociedade atual, colocando esta em isolamento e depressão. Incentivar em tempos de férias para um ambiente mais saudável é meio caminho andado, para que o tempo livre seja aproveitado da melhor forma, com acesso ao mundo do espetáculo e da cultura, que deveria ser um direito de todos, no entanto no mundo atual ainda é muito difícil alcançar este ou mesmo ser impossível, pela maioria da população e principalmente pelas vítimas de maus tratos e da guerra.

Em férias, deveríamos ter mais tempo para praticar a inovação, a emoção, a diversidade, a equidade e a liberdade, valores que se tornam cada vez mais preciosos no mundo de hoje.

E é neste tempo de férias que acontecem as nossas festas e romarias, palco de encontro de gerações, nos concertos, danças e cantares, de partilha de afetos e de saberes ancestrais, em que se revisitam os momentos mais marcantes de épocas passadas concebendo pontes para o futuro.

Neste contexto foi lançada mais uma memorável edição, “50 Anos da Origem do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria”, pelo nosso colaborador e investigador, Carlos Craveiro. Parabéns por mais este livro e a todos os que contribuíram para a comemoração do 50º aniversário deste prestigiado Rancho, com votos da sua continuidade com a mesma vitalidade.

Desejo as melhores férias com tempo, para todos os leitores, assinantes, anunciantes e colaboradores do nosso Jornal.