PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

30 de Junho de 2023

Editorial

“VIVER o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!”, é o título de uma petição pública que reforçou o que constantemente tenho pensado sobre o uso de telemóveis nas escolas, achei o assunto tão sério e pertinente, pelo que partilho, com os leitores, esta preocupação desta petição, ou seja, uma, “Petição pública a favor da revisão do atual estatuto do aluno quanto ao uso de telemóveis smartphones nas escolas, a partir do 2º ciclo, em prol da socialização das crianças nos recreios”.

ler mais
30 de Junho de 2023

Era para dedicar um artigo à mais antiga associação do Concelho somente na data do seu centenário neste caso a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, mas não resisti a fazê-lo agora depois do que vi na noite de 11 de Junho na FAFIPA.

Depois de aceitar o convite da Autarquia de se juntar à banda Red e realizar um concerto conjunto na FAFIPA, pôs mãos à obra ou neste caso aos ensaios e proporcionaram a meu ver o melhor momento do programa da FAFIPA 2023.

ler mais
30 de Junho de 2023

Chegou o verão e o calor, como é habitual. Menos habitual é, nesta altura, termos cerca de 40% do país numa situação de seca. Como bem sabemos, a falta de precipitação e a vegetação seca, aliadas ao vento, são fatores que potenciam o surgimento de incêndios de grandes proporções, tal como o ocorrido há seis anos na nossa zona.

Fizemos alguma coisa ou poderemos fazer alguma coisa para contrariar as alterações climáticas? De forma realista, a breve prazo, acho que não, pois os comportamentos individuais e coletivos, a economia e a política levam tempo, muito tempo, a mudar.

ler mais
30 de Junho de 2023

Acabamos de entrar no verão, mais um, que promete ser bem quente e seco com todos os inconvenientes e desconfortos daí resultantes, sobretudo para quem trabalha e labuta ao ar livre e ainda sem podermos contar, em pleno, com o contributo da inteligência artificial (IA).

ler mais
31 de Maio de 2023

Editorial

O nosso jornal, nesta edição, reflete a diversidade de comemorações com rituais simbólicos e religiosos, de grande importância, que decorreram durante este mês de maio, como a comemoração do dia da Mãe que a todos sensibiliza de modo particular, mas com o mesmo significado profundo de reconhecimento por quem nos deu o ser e nos ama de forma incondicional.

ler mais
31 de Maio de 2023

Devido aos últimos e infelizes acontecimentos que têm marcado a política Portuguesa, não me faltariam temas para trazer aqui a lume, mas hoje vou-me debruçar essencialmente por temas sobre o nosso Concelho.

ler mais
31 de Maio de 2023

O Benfica é campeão!
Curiosamente ou talvez não, durante largas horas, os meios de comunicação social deste nosso país não encontraram notícias interessantes e eu, paradoxalmente, substituí o artigo que tinha escrito por “um jogo de palavras”.

Oh, Benfica campeão, celebração suprema
Na televisão, a pátria se unifica,
Não há inflação, guerra ou outro tema
O amor ao clube, tudo cura e clarifica.

ler mais
31 de Maio de 2023
Nas últimas semanas, o país andou enleado nas respostas dos inquiridos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a propósito da gestão política da TAP e dos últimos acontecimentos nesta empresa pública onde o Estado injectou, ainda não há muito tempo, 3.200 milhões de euros dos nossos impostos. O Parlamento é, nas democracias, a instituição representativa dos cidadãos ao qual, para além de fazer as leis, compete, entre outras, a missão de fiscalizar a actividade governativa e de apurar o bem ou mal fundado da mesma ou o eventual incumprimento das regras e princípios inerentes a uma correcta
ler mais
30 de Abril de 2023

Editorial

Como é forte a palavra liberdade e o poder das palavras pronunciadas em liberdade, possibilitando desenvolver a escrita criativa, a retórica e a interpretação livre e esclarecedora de uma temática. E só em liberdade podemos desenvolver e valorizar a pedagogia e a didática nas nossas escolas, falar de competências e partilhar experiências adquiridas.

ler mais
30 de Abril de 2023

Passado que foi a comemoração do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974, importa cada um de nós, fazer um balanço dos anos de liberdade em Portugal.

E digo somente liberdade porque a verdadeira democracia deve-se essencialmente a outro 25. Mas já lá vamos.

Este ano quiseram as Presidências democráticas de Portugal, convidar o Presidente do Brasil Lula da Silva para estar presente nas comemorações oficiais do 25 de Abril. Quanto a mim, nada de mal e de mais vi nesse convite, e não percebi muito bem toda a celeuma que se criou à volta do mesmo.

ler mais
30 de Abril de 2023

Já lá vão quarenta e nove anos de democracia, iniciados na madrugada de 25 de Abril de 1974, quando um punhado de jovens soldados, capitaneados por Salgueiro Maia, saiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e rumou a Lisboa, acantonando-se na Praça do Comércio que à época simbolizava o centro do poder, partindo mais tarde para o Largo do Carmo, onde o então Primeiro Ministro, Marcelo Caetano, encontrara refúgio, vindo depois a render-se aos revolucionários.

ler mais
30 de Abril de 2023

O 25 de abril foi um dia esperança. Hoje, ao ver as tristes figuras de alguns dos nossos representantes, questiono-me.

O dia que eu esperava

O 25 de abril foi o dia
Que o povo tanto esperou,
Os olhos vestiram-se na alegria
Da liberdade que chegou.

As ruas encheram-se de gente,
Com cravos vermelhos na mão
E à liberdade, ainda semente,
Vozes livres cantaram nova canção.

Despiram-se antigos fados
Mostrou-se o coração aberto
Com passos firmes e irmanados,
Sonhou-se paz, justiça e pão certo.

ler mais