PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

31 de Julho de 2021

O dia 12 de julho reveste-se de um grande simbolismo para o jornalismo e para a democracia pelo aniversário da promulgação da primeira lei da liberdade da imprensa, em 1821. Um caminho difícil de contínuos reveses, acentuando-se com o maior interregno, de 47 anos, de falta de liberdade de expressão.

Neste contexto saliento a entrevista realizada ao jornalista, Luís Simões, nosso conterrâneo, que muito agradeço, e também pela sua pronta disponibilidade.

ler mais
31 de Julho de 2021

As Eleições Autárquicas de 26 de Setembro próximo, vão ser históricas para Alvaiázere.

E porquê? Porque pela primeira vez um grupo de cidadãos independentes se candidata à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, além dos crónicos partidos, PSD e PS.

E também serão históricas porque a meu ver a lista do PS nunca apresentou tanta qualidade o que enriquece o leque de escolhas para os cidadãos.

De facto, as escolhas de Carlos Simões para a sua lista, mostram um PS nunca antes visto.

ler mais
31 de Julho de 2021

Cartazes, estrategicamente colocados, lembram-nos que, no próximo dia 26 de setembro, realizar-se-ão Eleições para os Órgãos Autárquicos.

Estas eleições são as mais democráticas de todas as eleições pela participação de milhares de candidatos que, filiados em partidos ou não, procuram, pelo menos prometem, fazer o melhor nos seus concelhos ou freguesias. A todos eles “tiro o chapéu”.

ler mais
30 de Junho de 2021

Mais uma vez o nosso jornal é o reflexo de que paulatinamente o desconfinamento também se vai fazendo no nosso concelho, abrindo espaços e oportunidades, apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, mas sempre no cumprindo rigoroso de todas as regras, para bem de todos.

A comemoração do dia do Concelho, apesar das restrições, já envolveu um número de pessoas considerável tanto na 1ª edição do Trail do “Luzecu”, como nas cerimónias oficiais realizadas no dia 13 de junho no espaço da nova praça, inaugurada nesse dia.

ler mais
30 de Junho de 2021

Este ano celebramos o primeiro centenário de nascimento de Matilde Rosa Araújo, ilustre ficcionista, poetisa, cronista e pedagoga. Tendo nascido em Lisboa, a 20 de junho de 1921, faleceu a 6 de julho de 2010, nesta mesma cidade.

Foi autora de mais de 40 livros para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, com publicações nacionais e estrangeiras, tendo sido agraciada com vários prémios.

A sua poesia transporta uma sensibilidade atenta ao cosmos, em perfeita comunhão entre seres vivos e a natureza.

ler mais
31 de Maio de 2021

Os ecossistemas e a preservação do solo são decisivos para o fornecimento de inúmeros serviços ambientais, proteção da biodiversidade e produção de alimentos. A investigação recente tem demonstrado o papel fundamental e o potencial de utilização dos organismos do solo no aumento da fertilidade e produção de alimentos, purificação do solo e da água.

ler mais
31 de Maio de 2021

Escrevo com uma felicidade imensa.

O meu SPORTING, foi Campeão. Acima de tudo, um justo Campeão.

Um grupo de “miúdos”, capitaneados por veterano Coates e uns poucos de desconhecidos reforços, comandados por um Mister como nunca vi, deram-me uma alegria imensa.

Mister este chamado Rúben AMORim (ao meu Sporting).

Quem diria… quem diria.

Eu, um crítico de primeira hora da solução Varandas para a Direção, tive de meter a viola no saco e dar a mão à palmatória.

E por isso o meu título deste artigo.

ler mais
31 de Maio de 2021

No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, foi lançado pelo governo, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, um novo jogo de lotaria instantânea denominado “Do Património Cultural”.

Dir-me-ão que é uma raspadinha como outra qualquer, apenas diferente no beneficiário pois esta servirá para angariar verbas para um Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

A receita, estimada em cerca de cinco milhões de euros anuais, será canalizada para as despesas relacionadas com a valorização patrimonial.

ler mais
30 de Abril de 2021

Neste mês celebrámos duas datas de relevante importância a 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e a 25 de abril o Dia da Liberdade, e as duas entrelaçam se pela cultura, pois o livro é um bem cultural, que remete para o desenvolvimento da literacia e da liberdade.

O livro permite ainda abrir asas a outros sonhos, para além da literatura, a artes ancestrais, como o teatro, a dança e a música rompendo com o medo de outros tempos que atrofiavam o pensamento.

ler mais
30 de Abril de 2021

Vivemos por estes dias um misto de sentimentos entra a alegria/sucesso e a ansiedade.

Alegria/sucesso pelos números atuais da COVID-19 quer a nível local quer a nível Nacional e de ansiedade pois não sabemos se a realidade de hoje, será a realidade de amanhã.

Quero com isto dizer que se hoje temos por exemplo 2 casos de COVID 19 positivos e não temos qualquer tipo de restrição social, se amanhã tivermos 7 ou 8 casos positivos, poderemos recuar e ficar completamente confinados, com muitas limitações laborais e sociais.

ler mais
30 de Abril de 2021

Durante o mês de abril assistimos ao desenrolar de alguns processos pouco abonatórios para a justiça portuguesa.

Daí questionarmos: quem é realmente criminoso no nosso país?

A minha avozinha dizia: “Quem rouba um tostão é ladrão, quem rouba um milhão é barão.”

Hoje, o ditado pouco muda: “Quem rouba um euro é ladrão, quem rouba um milhão ou é marquês ou herói de televisão basta contratar os melhores advogados e valer-se de todas as brechas da legislação.”

ler mais
31 de Março de 2021

Na edição deste jornal cruzam-se eventos e comemorações recheados por uma particular dimensão de solidariedade vincando o sentido deste tempo de Páscoa.

ler mais