PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

31 de Agosto de 2022

Editorial

Sem dúvida uma das melhores formas de conhecer o concelho de Alvaiázere e as suas gentes é calcorrear as festas e romarias que se concentram, principalmente, durante o mês de agosto, mais de cariz religioso. No entanto estas revelam também o cariz popular genuíno do nosso povo, como as suas tradições, a gastronomia, o artesanato, a música, as danças, jogos tradicionais e diversas modalidades desportivas.

ler mais
31 de Agosto de 2022

Na altura em que escrevo este artigo, Alvaiázere já se despediu de uma das maiores figuras da sua história. E digo isto sem exagero.

Falo pois claro da Alda. E permitamme que a trate assim pois como me disse vezes sem conta” ...Só Alda meu filho...que Donas são as velhas :)”

Alda é sinónimo de alegria, festa, risos, gargalhadas, folia, bem estar, convívio e Amizade...muita Amizade.

Podia estar aqui o dia todo a rotular a Alda de adjetivos que um dicionário não contemplaria tantos como ela merecia.

ler mais
31 de Agosto de 2022

No mês de agosto, tenho uma inclinação natural para poupar energias, ou seja, torno-me um pouco preguiçoso.

Confessado o meu pecado fio-me na sabedoria popular: “quem oculta os seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia”.

Sendo assim, enquanto “ardem os montes e secam as fontes” e “com bom sol se estende o caracol”, resolvo adiar a escrita do artigo relativo a este mês, convencido que “cesteiro que faz um cesto faz um cento, dando-lhe verga e tempo”.

ler mais
31 de Agosto de 2022

No último sábado de Julho, após declarações dos Comandantes dos Bombeiros de Alvaiázere e de Ansião à SIC, denunciando falhas ocorridas no sistema de comunicações de emergência, SIRESP, durante os incêndios que nesse mês lavraram naqueles municípios, o Governo, pela voz do MAI e da Sr.ª Secretária de Estado da Protecção Civil (SEPC), apressou-se a desmentir ou a desvalorizar tais falhas.

ler mais
31 de Julho de 2022

Editorial

O inferno, mais uma vez desceu à terra, numa imagem que nos transmitiam quando éramos crianças, do que seria o inferno. Foram momentos infernais de muita dor, angústia, desespero e tristeza, que a população neste mês de julho, na região centro sentiu. Alvaiázere, mais uma vez, não escapou deste inferno de chamas e labaredas, dizimando quase na totalidade as freguesias de Almoster e da Pelmá.

ler mais
31 de Julho de 2022

Os incêndios voltaram a atingir o nosso território. Mais para o fim do verão, na hora de fazer contas, constataremos que se consumiram milhares de hectares de floresta, gastaram-se milhões de euros em meios de combate e, intimamente, sabemos que todo este empenho foi um pouco inglório. Para o ano volta tudo a ser igual pois não é exequível limpar a floresta. Há muito que esta deixou de ser rentável e, na situação atual, mesmo que o fosse de pouco valeria.

ler mais
31 de Julho de 2022

Na segunda semana de Julho, de um dia para o outro, o país acordou em sobressalto com o crepitar das chamas no concelho de Ourém que de imediato alastraram aos municípios vizinhos de Alvaiázere e Ferreira do Zêzere, depois a Pombal e Ansião, com uma voracidade inaudita, deixando um desolador rasto de cinzas e de destruição por onde passou.

ler mais
30 de Junho de 2022

Editorial

ler mais
30 de Junho de 2022

A 40ª FAFIPA foi, contabilizando-se o número de visitantes, um êxito. O Executivo Municipal, ao empenhar-se na criação de uma edição especial onde todos, alvaiazerenses e visitantes, teriam uma forma ímpar da viver, conseguiu os seus objetivos.

ler mais
30 de Junho de 2022

Decorreu no passado dia 18 de Junho, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, a apresentação do livro “Nos Trilhos do Património Natural dos Concelhos do Norte do Distrito de Leiria” que contou com a presença e participação dos autores, do Sr. Presidente do Município e de uma vasta assistência de alvaiazerenses.

ler mais
30 de Junho de 2022

Agora já recuperado dos tenebrosos dias (e noites) da FAFIPA, já consigo escrever este artigo!

O tempo deu-me razão…

Sempre defendi a Nossa FAFIPA… esta FAFIPA!

E que sucesso foi este ano. Bom programa, muita animação, muito calor e claro está, uma boa festa.

Não me lembro de ver tanta gente numa noite em Alvaiázere como na noite do dia 10 de Junho. Eram milhares de pessoas em Alvaiázere, que puderam muitas delas conhecer o nosso território pela primeira vez.

ler mais
31 de Maio de 2022

Editorial

Solidariedade e interculturalidade marcaram a edição deste jornal de maio. Destaque para o nosso cortejo dos BVA que animaram as ruas da vila e que demonstrou a solidariedade, reconhecimento e gratidão da população alvaiazerense para com os seus Bombeiros, que estão sempre presentes em horas de maior aflição ou de grandes alegrias, como é o caso de contribuírem, em segurança, ao nascimento de novas vidas. Também são os nossos bombeiros que ajudam a darem as melhores respostas aos mais vulneráveis, num espírito de fraternidade, principalmente no setor da saúde.

ler mais