PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

ADECA promoveu sessão de esclarecimento sobre medidas de apoio ao comércio

A Associação de Desenvolvimento Empresarial do Concelho de Alvaiázere (ADECA) promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a medida “Comércio Investe”, no dia 16 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. Vários empresários do concelho de Alvaiázere, bem como de concelhos vizinhos marcaram presença.

No sentido de esclarecer e informar devidamente os empresários para que possam usufruir das melhores oportunidades para o seu negócio, a ADECA, em parceria com o Município de Alvaiázere e o CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), promoveu com o IAPMEI uma sessão de esclarecimento sobre a medida “Comércio Investe”. Fernando Ribeiro, técnico superior do IAPMEI, apresentou esta medida que visa a modernização e inovação dos estabelecimentos abertos ao público.

A medida “Comércio Investe” destina-se a todas as micro e pequenas empresas do setor do comércio a retalho e vem substituir o anterior Programa de Apoio à Modernização do Comércio (ModCom). Esta medida abrange os projetos individuais de modernização comercial promovidos por uma micro ou pequena empresa, no sentido da modernização e valorização da oferta do seu estabelecimento comercial através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização. Além disso, o “Comércio Investe” também inclui os projetos conjuntos que tenham os mesmos propósitos e sejam promovidos por associações empresariais de comércio.

Para os projetos individuais serem elegíveis têm de reunir um conjunto de condições, nomeadamente apresentar viabilidade económico-financeira, situar-se na região onde se candidata, demonstrar que se encontram asseguradas as fontes de financiamento, incluindo pelo menos 20% do montante de investimento elegível em capitais próprios, possuir um prazo de execução até 12 meses e o investimento mínimo do projeto corresponder a um valor de 15 mil euros.

As empresas beneficiárias do programa “Comércio Investe” beneficiam de incentivos não reembolsáveis, correspondentes a 40% das despesas elegíveis, com um limite de 35 mil euros por projeto individual.

As candidaturas são apresentadas pela internet, através de formulário próprio disponível no site do IAPMEI, até ao próximo dia 25 de novembro para os projetos individuais ou até 2 de dezembro para os projetos conjuntos. Após a apresentação das candidaturas, o IAPMEI irá analisar cada uma e publicará os resultados a 12 de março de 2014 no seu site.