Alvaiázere é o concelho do Norte do Distrito de Leiria com menos idosos sinalizados pela GNR a viverem sozinhos e/ou isolados. De acordo com os resultados dos Censos Sénior 2014, no concelho de Alvaiázere foram sinalizados 31 idosos a viverem sozinhos ou em locais isolados.
A Guarda Nacional Republicana desenvolveu, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, a “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.
Segundo a “Operação Censos Sénior 2014”, a GNR identificou no concelho de Alvaiázere 31 idosos a viverem sozinhos e/ou isolados. De acordo com o capitão Pedro Rosa, dos 31 idosos alvaiazerenses identificados pelos militares da GNR, 26 vivem sozinhos, quatro vivem sozinhos e isolados e um vive acompanhado. Com estes resultados, Alvaiázere aparece como o concelho do Norte do Distrito de Leiria com menos idosos sinalizados pela GNR a viverem sozinhos e/ou isolados.
A nível distrital, o Comando Territorial de Pombal, que engloba os concelhos do Norte do Distrito de Leiria, regista maior número de idosos a viverem sozinhos ou em locais isolados. Entre os concelhos pertencentes ao Comando Territorial de Pombal, Alvaiázere (31 idosos sinalizados) é o concelho que apresenta menos idosos nesta situação, por outro lado Pombal (140 idosos sinalizados) e Pedrógão Grande (70 idosos sinalizados) são os concelhos que apresentam um número mais elevado de seniores a viverem sozinhos ou em locais isolados.
De acordo com fonte da GNR, durante esta operação “foi ainda possível promover ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, bem como aplicar o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e consequentemente aumentar o seu sentimento de segurança”.