PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alvaiázere recebeu selo de Destino Turístico Sustentável

Alvaiázere acaba de alcançar um feito que muito diz sobre a sua visão de futuro e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da sustentabilidade: o concelho foi oficialmente certificado como Destino Turístico Sustentável pela Biosphere Portugal. Este selo, mais do que um símbolo, representa o reconhecimento de um compromisso sério, exigente e contínuo com um desenvolvimento que valoriza as pessoas, protege os recursos e promove o que de mais genuíno o território tem para oferecer.

“Este momento é o culminar de muito trabalho e quem esteve envolvido sabe o que isso significa: 69 critérios de sustentabilidade comprovados, um plano de ação a médio prazo e muitas horas de trabalho”, referiu o diretor da Biosphere, Miguel Sanches.

Mas o que significa, afinal, ser um destino turístico sustentável? “Falar de sustentabilidade — essa palavra que, por vezes, já soa gasta —, mas é, acima de tudo, falar de pessoas, das comunidades, de quem vive em Alvaiázere, de quem cá trabalha e de quem aqui investe”, disse, destacando que “o plano de certificação de Alvaiázere enquanto Destino Turístico Sustentável é disso que trata”.

A certificação da Biosphere marca o início de uma nova etapa, não o fim do processo. “É quase como um casamento para a vida”, sublinhou Miguel Sanches, frisando que “este é um início de uma caminhada a longo prazo, para continuar a capacitar mais, a envolver mais e impactar mais com todos os alvaiazerenses”, garantindo “o envolvimento das populações e das empresas para esta experiência diferenciadora e autêntica, com os ativos mais diferenciadores do território, que tão bem sabe receber e que tanto tem para oferecer de diferenciador”.

Este selo é também o reflexo de uma estratégia assumida pelo Município de Alvaiázere, que tem apostado na promoção do território de forma integrada e inteligente. Eventos que mobilizam a comunidade, iniciativas que cruzam o setor empresarial, associativo e comercial, bem como projetos educativos e ambientais, têm vindo a consolidar esta visão de desenvolvimento alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. No final da cerimónia, o presidente da Câmara subiu ao palco para receber o certificado.