PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Colaboração com a Universidade Nova de Lisboa pretende reinventar o chícharo

No dia 4 de julho, o Município de Alvaiázere organizou uma visita ao campo experimental de chícharo localizado no centro da vila, com uma área de dois mil metros quadrados e que foi criado há cerca de um ano, no âmbito de uma parceria entre o Município e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa no desenvolvimento do projeto científico “QUALATY – Decifrando o enigma da qualidade do Chícharo (Lathyrus sativus). Como podem as tecnologias ómicas contribuir para o melhoramento participativo da qualidade nas leguminosas?”.

Através da observação das 150 variedades da leguminosa, provenientes de vários pontos do Mundo, designadamente do Afeganistão, Canadá, Espanha, Índia, Irão, Paquistão, Polónia, Síria e de outras regiões de Portugal, o estudo pretende identificar e reunir as características mais atrativas para produtores e consumidores de cada uma numa só planta.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e conduzido no terreno por Letice Gonçalves sob a orientação científica de Carlota Vaz Patto (do ITQB), o projeto da Universidade Nova de Lisboa conta ainda com a participação da empresa alvaiazerense Simões & Ramos Lda, a maior produtora de chícharo em Portugal, e de vários parceiros a nível nacional e internacional: Cooklab, Instituto de Agricultura Sostenible (Córdoba, Espanha), Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa) e Sense Test (Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares).

Nesta visita, os produtores tiveram a oportunidade de analisar todas as variedades existentes, observando as características mais determinantes, como o porte, a produtividade, a cor e tamanho do grão. O primeiro ano de ensaio no campo encontra-se na fase final, estando garantida a sua continuidade por mais dois anos, durante os quais está prevista a realização de mais visitas de campo, de forma a partilhar conhecimentos e experiência entre agricultores, consultores, investigadores, empresas e consumidores.

Potenciar o desenvolvimento da cultura do chícharo, que se assume como o produto âncora da estratégia de marketing do Concelho, explorar métodos de processamento inovadores e aplicá-los de forma mais atraente e saborosa, que permita valorizar a leguminosa e as dinâmicas criadas no âmbito da economia local são os objetivos do Município de Alvaiázere com a sua participação neste estudo científico.