PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Duas empresas do concelho têm estatuto de PME Excelência 2012

Duas empresas do concelho de Alvaiázere estão entre as 1239 pequenas e médias empresas distinguidas com estatuto de PME Excelência. A Gráfica Abreu & Simões Lda. e João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda. foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2012, um instrumento de reputação criado pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) para premiar as pequenas e médias empresas que se destacaram pelos melhores resultados.

As PME’s Excelência 2012 foram conhecidas no passado dia 9 de janeiro, numa cerimónia realizada no Parque de Exposições de Braga e presidida pelo ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira. Entre as 1239 pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2011, estão a Gráfica Abreu & Simões Lda. e João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda.

A Gráfica Abreu & Simões Lda. ocupa o 508º lugar da lista. Aberta desde o ano 1986 e com sede em Cabaços, freguesia de Pussos, a Gráfica Abreu & Simões Lda. apresenta uma vasta experiência, destacando-se pela qualidade dos serviços que presta. Ao longo dos anos, esta empresa foi expandindo-se e remodelando-se. Atualmente, a Gráfica Abreu & Simões Lda. desempenha trabalhos de offset, impressão digital, design gráfico, tipografia e serigrafia.

A empresa João Serra Carvalho, Unipessoal, Lda. aparece em 618º lugar da lista das PME Excelência 2012. Este estabelecimento de comércio por grosso de alimentos para animais, sedeado em Carvalhal, freguesia de Maçãs de D. Maria, surge como uma das 362 empresas de comércio a nível nacional destacadas pelos bons resultados adquiridos no ano de 2011.
De acordo com o IAPMEI, o estatuto PME Excelência foi criado “com o objetivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores”. As PME’s Excelência “são empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem”, esclareceu o IAPMEI.

Este instituto revelou ainda que “em conjunto, as PME Excelência 2012 geram mais de 45 mil postos de trabalho direto e foram responsáveis por um volume de negócios superior a 6,3 mil milhões de euros em 2011, que representou um crescimento médio de 5%, face ao exercício anterior”.