PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Em Alvaiázere regresso de Cinema no Auditório, Fernando Lopes

Após um longo interregno, desde a paragem da passagem de filmes no Cine Teatro José Mendes de Carvalho, devido à falta de condições da sala, Alvaiázere volta a ter uma Sala de Cinema no Auditório Fernando Lopes da Casa Municipal da Cultura.

Esta foi aberta ao público no passado dia um de junho com duas sessões gratuitas, uma à tarde destinada ao público infantil e familiar “IF: Amigos Imaginários” e outra à noite para um público mais abrangente, uma longa metragem, “O Reino do Planeta dos Macacos”.

As sessões foram abertas pela Vereadora da CMA, Ana Faria, que deu as boas vindas aos presentes explicando a metodologia a seguir de um intervalo de 15 minutos, onde todos poderão abastecer-se de pipocas e refrigerantes, uma gentil oferta do Município, que encheu de alegria principalmente a pequenada, que assim comemoraram da melhor forma o “Dia da Criança”.

De seguida foi dada a palavra ao Vice-Presidente, Flávio Craveiro, que salientou a importância da abertura do cinema na terra natal de Fernando Lopes, possibilitando a um maior número de alvaiazerenses usufruírem desta sétima arte, num espaço que recebe outros eventos culturais.

Deu a conhecer as melhorias que foram feitas no auditório para possibilitar a aplicação do equipamento de projeção digital de cinema e de vídeo, imagem e tecnologia, num investimento de cerca de 150 mil euros financiado pelo PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, como uma medida de modernização das infraestruturas da rede de equipamentos culturais, diligenciada pelo GEPAC, Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais.

E concluiu, esclarecendo que esta iniciativa do executivo visa democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento no concelho, mas também captar visitantes ao concelho. E que, após a inauguração deste espaço cinematográfico, com o descerramento de uma placa, que acontecerá no Dia do Concelho, será revelada uma programação regular, em que os bilhetes terão um custo simbólico, com um filme em exibição mensal ou outra periocidade que corresponda às expetativas de todos.