PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Grupo André Sousa vai investir 11,5 milhões de euros nos próximos dois anos

O Grupo André Sousa, proprietário das empresas Interperfil, Cobermat e Interaço, vai investir nos próximos dois anos 11,5 milhões de euros na zona industrial de Vale da Aveleira, em Alvaiázere.

Após um investimento inicial que rondou os 3,8 milhões de euros com vista à instalação das três empresas em Alvaiázere, o grupo vai agora apostar na construção de instalações próprias para o funcionamento da Cobermat e da Interaço, o que se traduz em duas naves totalmente equipadas e num aumento da sua área coberta de três mil para aproximadamente nove mil metros quadrados.

Criada em 2014, a Interperfil foi a única das três empresas que nasceu no concelho de Alvaiázere, uma vez que tanto a Cobermat, que funciona há quase uma década, e a Interaço, que vai completar cinco anos em setembro, operavam até então no concelho de Ourém.

Quando questionado acerca da deslocação, André Sousa, diretor executivo das três empresas, afirmou que a mesma se deveu a “fatores de centralização, facilidade em obter mão-de-obra, bons acessos rodoviários, possibilidades de crescimento e ainda a disponibilidade dos organismos burocráticos, nomeadamente da Câmara Municipal de Alvaiázere, o que não acontecia em Ourém, onde havia necessidades para as quais não era possível obter respostas e a limitação do espaço físico impunha a falta de soluções”.

André Sousa explicou ainda ao Jornal “O Alvaiazerense” que as três empresas operam em três setores diferentes: Indústria (Interperfil), Comércio (Cobermat) e Serviços (Interaço). A Interperfil produz aços galvanizados e opera essencialmente no mercado nacional, embora as exportações para Espanha, França e Moçambique representem já 30% do volume de negócios, que, segundo André Sousa, deverá atingir um milhão de euros no seu primeiro ano de funcionamento. A Cobermat, que dedica a sua atividade à comercialização de produtos metálicos, registou no ano passado um volume de negócios de dois milhões de euros e, por fim, a Interaço, especializada em engenharia e construção em aço leve, deverá alcançar no final de 2016 um volume de negócios de três milhões de euros.

Desta forma, toda a atividade do Grupo André Sousa ficará centrada no concelho de Alvaiázere, representando um investimento total de quase 15 milhões de euros e a criação de 70 novos postos de trabalho, cuja estratégia assenta essencialmente numa equipa jovem e num espírito de agressividade comercial.