No Distrito de Leiria há oito estádios com pistas de atletismo tartan (pistas de material sintético, que substituem as pistas de terra batida), porém, quatro deles não podem receber provas oficiais, por estas estarem deterioradas ou por não cumprirem as disposições da Federação Internacional de Atletismo.
Entre os dezasseis Concelhos do Distrito, Alcobaça, Alvaiázere, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos e Pombal possuem uma pista de tartan para a prática de atletismo.
Porém, somente quatro destas pistas têm condições para receber competições oficiais, nomeadamente as pistas do Distrito de Leiria, Marinha Grande, Óbidos e Pombal.
O presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), António Reis, afirmou que a solução seria fazer pistas simplificadas na raiz, ou seja, nas escolas dos Concelhos, onde os clubes e autarquias poderiam cativar a juventude.
Existem casos em que as pistas não podem acolher competições oficiais devido ao facto de haver inconformidades no tartan utilizado, o que desta forma impede a confirmação dos resultados.
No caso do concelho de Alvaiázere, a secção de salto em altura está desnivelada e o relvado é sintético, o que não autoriza a realização das provas de lançamento.
A intervenção necessária consiste na substituição do relvado sintético do Estádio.